Novo curso disponível por meio do Programa Progredir do Ministério da Cidadania.
As inscrições estão abertas para o Coletivo Online, versão 100% digital da Plataforma Coletivo Jovem, do Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB), parceiro da Rede do Programa Progredir do Ministério da Cidadania.
Mas fique atento, pois a data limite para o cadastro é dia 22 de agosto.
Curso online oferecido pelo Programa Progredir
O programa online é destinado aos jovens de 16 a 25 anos, que estejam inscritos no Cadastro Único e moradores de comunidades de baixa renda, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.
Ele tem abrangência nacional, é gratuito e vai oferecer videoaulas curtas e objetivas durante seis semanas.
O conteúdo do Coletivo Online é focado em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo, e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.
Além disso, o formato utilizado permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, por meio do aplicativo WhatsApp.
Quando da conclusão, os alunos recebem certificação e, ao final das atividades, os participantes serão convidados a se cadastrarem nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de mais de 400 parceiros empregadores.
A duração do curso será de 16 de agosto a 1° de outubro.
As inscrições são feitas neste link.
Saiba mais sobre o Programa
A iniciativa é um plano de ações para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.
A Rede de Parceiros do Programa proporciona oportunidades de qualificação, trabalho e Microcrédito Produtivo Orientado. As ofertas de são gratuitas, sem qualquer compromisso de contrapartida pelos beneficiários.
O Progredir possui um aplicativo no qual o cidadão pode ter acesso a mais cursos de qualificação profissional, vagas de emprego, além de oferecer uma área para elaboração de currículo e a possibilidade de acessar microcrédito para empreender.
Além da qualificação profissional, o programa tem microcrédito produtivo orientado (MPO), um financiamento para a criação, manutenção e melhoria de negócios produtivos. Por ter uma destinação específica, não se trata de um empréstimo, e sim de um financiamento, embora os operadores também o chamem de empréstimo.
O dinheiro do microcrédito é destinado especificamente para atividade empreendedora de produção, comercialização e prestação de serviços, portanto, não pode ser utilizado para outras finalidades, tais como a compra de material escolar, pagamento de dívidas, etc.
Veja ainda: Até quando vai o auxílio emergencial? Acompanhe o calendário da prorrogação