O programa Desenrola Brasil está prometendo aliviar o bolso dos brasileiros ainda neste ano. Contudo, ainda é preciso que o programa comece a valer para todo o país. A boa notícia é que o governo já definiu uma data para que cidadãos consigam, de fato, sair das dívidas.
Por isso, hoje vamos entender como funcionará o programa Desenrola Brasil, além de mostrar quando o programa deve começar a valer em todo o país.
Como funcionará o Desenrola Brasil?
O Desenrola Brasil valerá em todo o país até o final do ano. Isso porque o governo publicou no dia 6 de junho a Medida Provisória que institui o programa. Dessa forma, quem se encaixa nas regras já pode iniciar os passos para sair do vermelho e, com isso, ter mais tranquilidade para retomar o controle das finanças pessoais.
Segundo o Governo Federal, a ideia é retirar, já nos primeiros dias, cerca de 1,5 milhão de pessoas da lista de inadimplência. Para isso, o governo vai bancar todas as dívidas de até R$ 100. Atualmente, esse é o valor devido por, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas, exatamente a meta do governo. Contudo, os bancos verão o dinheiro apenas posteriormente, de acordo com os prazos determinados pela União. Nesses casos, os cidadãos não precisarão arcar com esse custo.
As outras dívidas serão divididas em duas faixas:
- Faixa 1: renegociação de dívidas de até R$ 5.000. Para isso, o cidadão deverá usar recursos próprios ou deverá aderir a uma linha de crédito, com um banco credenciado, com um juros de 1,99% ao mês em até 60 vezes. Para participar, é preciso receber até 2 salários mínimos e estar inscrito no CadÚnico. Apesar da novidade, financiamento imobiliário não entra na quitação.
- Faixa 2: exclusiva para dívidas adquiridas com bancos. Diferentemente da faixa 1, nessa o governo não dará suporte à recuperação dos débitos. Para fazer a renegociação, os bancos precisarão cobrar o menor valor entre o saldo contábil no Desenrola e nas diferenças temporais.
Além disso, o governo garante que nenhuma operação terá a incidência de IOF, um imposto comum nos empréstimos no país.
Quando começa a valer?
O Desenrola Brasil deve começar ainda nos próximos meses. A ideia do governo é iniciar as renegociações em setembro, quando a plataforma deve ser lançada para os beneficiados na faixa 1. Ao todo, a faixa deve abranger cerca de 40 milhões de pessoas, o suficiente para, segundo especialistas, aliviar o bolso dos consumidores e incentivar a economia.
Contudo, economistas alertam que é preciso tomar cuidado. Isso porque nem sempre a renegociação será boa para o cidadão. Dessa forma, é preciso analisar a taxa de juros da operação, além do valor do parcelamento, que deve caber no orçamento familiar de forma confortável.
Por isso, especialistas indicam a participação no Desenrola para quem pode. Dessa forma, é possível sair do vermelho e ter ainda mais facilidade em controlar as finanças.
Veja agora: ESSE cartão de crédito pode ser o ideal para você