O mercado de trabalho está sempre se modificando e, com isso, algumas profissões deixarão de existir. Segundo economistas, esse processo é normal na história da humanidade e cabe aos trabalhadores se adaptarem, o quanto antes, ao novo cenário. Isso porque as profissões que devem acabar dão espaço a novas profissões que surgirão.
Por isso, vamos citar as principais profissões que devem acabar e, também, mostrar como que esses profissionais podem se reinserir no mercado de trabalho. Dessa forma, é importante ficar atento aos cargos que estão em extinção.
A tecnologia vai mudar muita coisa
As profissões que devem acabar são aquelas que estão ligadas, em sua maioria, a atividades manuais. Isso porque a tecnologia vem para substituir o trabalhador em diversas questões, diminuindo o custo das empresas e aumentando a qualidade dos produtos. Por outro lado, mesmo que a tecnologia não afete diretamente a profissão, ela vai modificar o mercado de trabalho, o que pode prejudicar alguns profissionais.
Apesar disso, muitos historiadores e economistas afirmam que isso já aconteceu diversas vezes no mercado e, inclusive, deve continuar acontecendo com uma frequência ainda maior. Um dos maiores exemplos de profissões que deixaram de existir é a datilografia, que, nos anos 70, 80 e 90, eram consideradas profissões desejáveis e admiráveis. Atualmente, qualquer pessoa consegue escrever através de um computador, de forma autônoma. Contudo, esse é um processo que ainda demandará tempo, o que é uma excelente notícia para quem precisará se recolocar. Por isso, o intuito é que as profissões que devem acabar cederão lugar às profissões do futuro, que tendem a pagar mais e garantir os empregos por mais tempo.
Por isso, especialistas em recursos humanos afirmam que o ideal é estar em constante atualização. Para isso, você precisa buscar as principais tendências do mercado. Atualmente, o setor de tecnologia está bastante aquecido e, por lá, as vagas são bem maiores que a quantidade de profissionais qualificados.
Profissões que devem acabar
Existem diversas profissões que devem acabar no médio prazo. Estamos falando de um cenário, em tese, a partir de 2030, quando o mundo ficará ainda mais tecnológico e automatizado. Por isso, existem um prazo para que os atuais profissionais se atualizem no mercado e troquem de área de atuação.
Uma das profissões que devem acabar é a de cobrador de ônibus. Na prática, cidades brasileiras já aderiram a esse modelo de trabalho, como Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Além disso, o trabalho de operador de caixa está sendo substituído, gradativamente, por caixas automatizados e autoatendimento. Além disso, quem é auxiliar de escritório também precisa procurar novos rumos, já que atualmente programas e aplicativos fazem isso de forma excelente. Ainda, a profissão de vendedor de comércio deve acabar, dando lugar às compras online. Por último, a profissão de linha de montagem deve ser totalmente automatizada em alguns lugares nos próximos anos. Atualmente, a Scania tem uma fábrica que não usa mão de obra humana, ou seja, essa tendência está chegando no Brasil.