Se você quer se recolocar no mercado de trabalho ou, ainda, está querendo entrar nele em profissões promissoras, esse texto é para você. Isso porque escolher as profissões do futuro pode dar, além de salários mais altos, uma flexibilidade para trabalhar de onde quiser. Isso porque a nova cara do mercado de trabalho é precisar de pessoas ligadas à tecnologia.
Por isso, vamos citar as profissões do futuro, segundo um estudo “O futuro do trabalho”, do Fórum Econômico Mundial de 2020. O estudo mapeia o que as empresas mais necessitam. Com essas informações em mãos, você pode começar a se especializar naquela que mais gosta. As vagas são no mundo todo e você pode começar a se especializar a qualquer momento.
O que é preciso nesses cargos?
Os cargos são ligados à tecnologia, mas o conhecimento na área específica é o básico. Isso porque recrutadores exigem mais habilidades dos novos colaboradores. A ideia é que você trabalhará em equipe. Com isso, é preciso saber se relacionar com as pessoas do seu setor dentro da empresa. Atualmente, empresas demitem funcionários por não se comunicarem uns com os outros.
Por isso, as empresas exigem uma boa comunicação dos seus novos funcionários. Isso quer dizer que você deve ter facilidade em conversas com outras pessoas, expor de forma clara as suas ideias, bem como saber ouvir outras ideias. Além disso, você precisa ter adaptabilidade, ou seja, você precisará se adequar a novos sistemas de forma rápida, bem como aprender a se habituar com diferentes espaços de trabalho, como a sua casa e um escritório da empresa.
Além disso, é preciso ter flexibilidade. Isso quer dizer que você deve saber escutar as ideias contrárias às suas, mas também no sentido de horário. Com profissões ligadas à tecnologia, pode ser que a empresa precise de você a qualquer momento, onde quer que você esteja. Ainda, você precisa ter senso de dono para pensar as melhores estratégias para a empresa, mesmo que isso possa atrasar melhoras para você.
Quais são as profissões do futuro?
Além das empresas que citaremos aqui, existem diversas outras ligadas à tecnologia. O estudo usou como base entrevistas com recrutadores e pesquisas de vagas no mundo todo. Porém, profissões importantes, como UX design, não constam na lista, mesmo tendo mais de 4 mil vagas abertas atualmente.
O estudo cita onze profissões do futuro: piloto de drone, engenheiro de georreferenciamento, engenheiro de dados, engenheiro de inovação. Na área de tecnologia especificamente, as profissões são de desenvolvedor front-end, desenvolvedor full stack, pentester, arquiteto de soluções e especialista em machine learning. Para os setores de venda, as profissões destacadas são analista martech e líder de live streaming.
Além dessas profissões do futuro, analistas informam que o mercado está em constante desenvolvimento. Isso quer dizer que você não deve parar de estudar mesmo após conseguir a sua vaga. Por isso, agora é só pesquisar as empresas acima e ver qual se encaixa melhor com o seu perfil. Recrutadores afirmam que as vagas estão abertas para todas as idades e para qualquer pessoa.