Profissionais de saúde de todo o Brasil terão prioridade na vacinação contra a Covid-19. Dessa forma, esses trabalhadores tomarão a vacina assim que ela estiver disponível. Além deles, os idosos com mais de 74 anos de idade também terão prioridade.
Mas não se sabe quando a vacina vai de fato chegar. A expectativa é que isso aconteça por volta do mês de março. Seja como for, tudo isso vai depender ainda de uma aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Profissionais de saúde e idosos com mais de 75 anos irão se juntar aos indígenas e aos residentes de asilos independente da idade. Esses são portanto os quatro grupos que possuem prioridade na vacinação contra a Covid-19.
Ao todo, o Brasil terá quatro etapas de vacinação. Outros grupos profissionais como professores, agentes de segurança e funcionários do sistema prisional irão tomar na fase 4. É portanto a última desse primeiro lote.
O Brasil pretende imunizar pouco mais de 109 milhões de pessoas. Isso dá um pouco mais do que a metade da população. A outra metade provavelmente vai ter que esperar mais um pouco. Jovens, por exemplo, não estão em nenhuma dessas quatro fases.
Vacina para trabalhadores
A vacina é algo que trabalhadores do país inteiro estão esperando muito. É que com ela, espera-se que a situação melhore muito. Assim, esses profissionais passariam a se preocupar bem menos com os efeitos da doença tanto do ponto de vista da saúde como do ponto de vista econômico.
Além dos profissionais trabalhistas, o Plano Nacional de Vacinação conta com outros grupos. Idosos que tenham entre 60 e 74 anos de idade poderão entrar na segunda fase. Pessoas com comorbidades, doenças crônicas ou cardiovasculares entrarão portanto na fase 3.