O mês de maio de 2022 representou uma marca no assunto desemprego: o Brasil atingiu a marca de 10 milhões de desempregados.
Deste total de desempregados, muitos surgiram em decorrência da pandemia do coronavírus. Uma trabalhadora doméstica de 62 anos foi uma das que sofreram com a perda do emprego.
De acordo com o portal de notícias G1, a trabalhadora enfrenta um mercado de trabalho restrito e, também, uma barreira ao preconceito com a idade. A doméstica, que possui ensino médio completo, relata que há uma resistência na contratação, sobretudo quando há trabalhadores mais jovens concorrendo às oportunidades.
A trabalhadora doméstica relata que passou por dificuldades, sem ter o seguro desemprego, mas que o Auxílio Emergencial ajudou nos primeiros quatro meses da crise sanitária da pandemia do coronavírus. Atualmente, ela não tem passado grandes dificuldades graças a ajuda da família. Entretanto, busca por trabalho para ter novamente sua independência financeira.
Profissionais acima de 40 anos: Dificuldades retratadas em dados
O G1 solicitou uma pesquisa à plataforma de emprego Infojobs para poder retratar as dificuldades relacionadas à busca de uma recolocação no mercado de trabalho. E o resultado foi alarmante: De dez profissionais com mais de 40 anos, pelo menos sete deles relataram ter sofrido preconceito por motivo da idade, em processos seletivos.
A pesquisa ouviu 4.558 trabalhadores com 40 anos ou mais. Deste total, 3.619 pessoas, ou seja 79,4%, afirmaram estar desempregadas.
Diversidades nas empresas funcionam?
Em nota ao G1, a CEO da Infojobs conta que os processos seletivos deveriam ser a porta de entrada para criar um ambiente laboral igualitário. No entanto, isso não é realizável. Apesar das empresas buscarem por diversidade, a pesquisa mostrou que 78,5% dos entrevistados demonstraram não ter as mesmas chances que são dadas aos mais jovens.
Segundo o especialista em Diversidade e Inclusão da Vagas.com, em nota para o G1, ele afirma que tem empresas que falam muito sobre diversidade e inclusão, mas estão fazendo pouco para isso de fato acontecer.
Muitas empresas estão preocupadas com a experiência técnica e esquecem de olhar para o trabalhador com mais de 40 anos que possuem outros benefícios a agregar como respeito pela ética empresarial, compromisso e maior equilíbrio profissional.
É possível competir com a nova geração?
Do total de entrevistados pela pesquisa da Infojobs, 27,1% acreditam que para competir com a nova geração, eles precisam estar mais atualizados. Já 68,4% afirmaram que isso ainda não é suficiente para a contratação.
Dicas para se destacar no mercado de trabalho
Confira a seguir, algumas dicas para trabalhadores com mais de 40 anos se destacar entre os candidatos no mercado de trabalho:
- Procure por empresas que trabalham com pautas de inclusão de idade;
- Tenha domínio e conhecimento sobre sua área de atuação;
- Esteja sempre procurando por capacitações;
- Faça uma análise de suas habilidades para ter noção do quanto sua experiência, tanto profissional quanto pessoal, irá agregar no que for trabalhar.
Veja também: 8 concursos públicos abrem inscrições e salários chegam até R$ 15 mil; veja mais detalhes