A produtividade do trabalho na indústria de transformação caiu 2,5% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Aliás, a queda foi a mesma em relação ao trimestre anterior, de outubro a dezembro do ano passado.
Em resumo, o resultado refletiu o terrível momento em que o Brasil sofreu com o agravamento da pandemia da Covid-19, que dura até hoje, maio. A saber, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou os dados do seu levantamento “Produtividade na Indústria” nesta terça-feira (11).
Além disso, houve um aumento de 1,9% das horas trabalhadas na indústria de transformação nacional no primeiro trimestre de 2021. Em contrapartida, a produção do setor encerrou o período com queda de 0,6% em relação ao mesmo trimestre de 2002.
Em suma, a produtividade é o resultado da divisão do volume produzido pela indústria com a quantidade de horas trabalhadas. Assim, a pesquisa indica que a diferença entre o volume produzido e as horas trabalhadas na produção no trimestre fez o setor cair 2,5%.
Variações registradas pela produtividade são transitórias
De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, as “variações na produtividade estão sendo influenciadas pela pandemia e são, ao menos em parte, transitórias”. Dessa forma, acredita que haverá mudanças no indicador no decorrer do ano.
Ainda segundo Marcelo Azevedo, as alterações mais duradouras que acontecem na produtividade da indústria resultam, muitas vezes, de mudanças de qualificação do trabalhador. Isso também pode ocorrer em associação a inovações tecnológicas.
Vale destacar que o nível dos estoques está abaixo do esperado. Assim, os custos tendem a subir, uma vez que há menos insumos e matérias-primas disponíveis para a indústria. Tudo isso resulta em menor ritmo de produção, pois há menor capacidade de planejamento.
Por fim, Azevedo lembrou que 2021 marcou o fim dos acordos para redução de salário e jornada, bem como para a suspensão do contrato de trabalho. Estas medidas, adotadas em 2020, acabaram ajudando a indústria nos momentos mais difíceis da pandemia.
Leia Mais: Produção industrial cai em 9 dos 15 locais pesquisados em março