A produção nacional de petróleo recuou em outubro deste ano na comparação com o mês anterior. A saber, os dados fazem parte do levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulgou as informações nesta semana.
De acordo com o levantamento, a produção de petróleo no país atingiu a marca de 2,777 milhões de barris por dia. Esse volume corresponde a uma redução de 100 mil barris na comparação com o mesmo mês de 2020. Da mesma forma, a extração também ficou bem menor que a registrada em setembro deste ano, quando atingiu 3 milhões de barris por dia.
Vale lembrar que a pandemia da Covid-19 afetou o setor no ano passado. Mesmo assim, a produção de petróleo de 2020 ficou 5,7% maior que a registrada em 2019. Isso aconteceu, porque, apesar de todos os problemas gerados pela crise sanitária, a demanda por petróleo e seus derivados continuou bastante elevada no ano passado.
Veja mais detalhes da produção nacional
A ANP também informou o valor da extração de gás natural chegou a 131,703 milhões metros cúbicos por dia (m3/dia). Esse montante representa uma queda de 1,25% em relação a setembro deste ano (133,4 milhões m3/dia). Contudo, a produção superou em 1,3% a produção registrada em outubro do ano passado (130 milhões m3/dia).
Dessa forma, o valor total da produção nacional de petróleo e gás natural totalizou 3,605 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia) em outubro. Esse valor ficou 6% menor que o observado no mês anterior. Inclusive, o patamar também ficou 2,3% abaixo da produção registrada em outubro de 2020.
Por fim, a Petrobras também manteve a liderança na produção nacional de petróleo e gás natural. Nesse caso, os campos operados pela estatal produziram 71,7% do volume total de petróleo e gás natural do país em outubro.
Leia Mais: PIB do Chile dispara 17,2% no terceiro trimestre