A produção nacional de petróleo recuou 3,8% em fevereiro, na comparação com janeiro. Por outro lado, o volume superou em 3,5% o número registrado em fevereiro de 2021. No total, a produção de petróleo no país atingiu a marca de 2,917 milhões de barris por dia.
Da mesma forma, a produção brasileira de gás natural também caiu na comparação mensal (-3,1%), mas cresceu na base anual (1,6%). Com o acréscimo deste resultado, o país fechou fevereiro com uma produção de 3,754 milhões de barris de óleo equivalente por dia.
A saber, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou os dados nesta quarta-feira (30). Aliás, as paradas para manutenção de diversas plataformas em fevereiro fizeram o volume produzido pelo país cair em relação a janeiro.
No pré-sal ocorreu a mesma coisa, com a produção recuando em relação a janeiro (-2,4%), mas crescendo na comparação com fevereiro de 2021 (9,4%). A região respondeu por 75,7% da produção nacional do mês passado.
Produção de petróleo do Brasil deve crescer 10% em 2022
O Brasil é o nono maior produtor mundial de petróleo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), referentes a julho de 2021, a produção nacional diária era de 3,026 milhões de barris.
Embora o valor seja expressivo, representa menos de um quinto da produção dos Estados Unidos (16,476 milhões de barris por dia), que ocupa a primeira posição no ranking. Arábia Saudita e Rússia completam o top três, produzindo 11,039 e 10,667 milhões de barris por dia, respectivamente.
A expectativa é que a produção brasileira de petróleo cresça 10% em 2022. Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o avanço será bastante expressivo devido à alta demanda do mercado e à guerra entre Rússia e Ucrânia, que está aumentando os pedidos de crescimento da produção em outras nações.
Leia Também: Feirão Limpa Nome Emergencial do Serasa chega ao fim amanhã (31)