A produção nacional de petróleo caiu 1% em julho, quando comparado ao mesmo período do ano passado. A saber, os dados fazem parte do levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulgou as informações na última terça-feira (17).
De acordo com o levantamento, a produção de petróleo no país atingiu a marca de 3,04 milhões de barris por dia. Esse volume ficou menor que o observado em julho de 2020. No entanto, superou em 4,85% a produção registrada em junho deste ano (2,90 milhões de barris por dia).
Vale lembrar que a pandemia da Covid-19 afetou o setor no ano passado. Mesmo assim, a produção de petróleo de 2020 ficou 5,7% maior que a registrada em 2019. Isso aconteceu, porque, apesar dos problemas gerados pela crise sanitária, a demanda por petróleo e seus derivados continuou bastante elevada no ano passado.
Veja mais detalhes do levantamento da ANP
A ANP também informou o valor da produção de gás natural chegou a 139,13 milhões metros cúbicos por dia (m3/dia). Esse montante representa um crescimento de 2,48% em relação a junho e de 6,7% no comparativo anual.
Dessa forma, o valor total da produção nacional de petróleo e gás natural totalizou 3,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia) em julho. Esse valor ficou 0,6% maior que o observado no mesmo período de 2020. Já na comparação mensal, a produção total cresceu 4,5%.
A ANP revelou que a produção nos campos de cessão onerosa atingiram recorde em julho, totalizando 921,74 mil boe/dia. Segundo a ANP, esses campos atingiram a maior participação da história na produção nacional, respondendo por 23,51% do volume total do país em julho.
Em suma, os campos do contrato de cessão onerosa do país são Búzios, Atapu e Sul de Tupi. Aliás, Búzios liderou o volume de produção entre estes campos em julho, com 710,8 mil boe/dia. Por fim, a cessão onerosa consiste num regime de contratação direta de áreas para a Petrobras, que fica no pré-sal da Bacia de Santos.
Leia Mais: Conab reporta alta de mais de 50% dos preços de hortaliças em julho