A produção de petróleo da Petrobras caiu 6,9% em outubro deste ano na comparação com o mês anterior. A saber, os dados fazem parte do levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulgou as informações nesta quarta-feira (17).
De acordo com o levantamento, a produção de petróleo no país atingiu a marca de 2,007 milhões de barris por dia. Esse volume mensal é o menor patamar desde dezembro de 2020. Aliás, a queda é a terceira consecutiva, indicando que a produção da Petrobras vem atingindo níveis mais baixos nos últimos meses. Na comparação com outubro de 2020, o volume produzido de petróleo no país também caiu (-6,3%).
Vale lembrar que a pandemia da Covid-19 afetou o setor no ano passado. Mesmo assim, a produção de petróleo de 2020 ficou 5,7% maior que a registrada em 2019. Isso aconteceu, porque, apesar de todos os problemas gerados pela crise sanitária, a demanda por petróleo e seus derivados continuou bastante elevada no ano passado.
Veja mais detalhes do levantamento da ANP
A ANP também informou o valor da produção de gás natural chegou a 92,286 milhões de metros cúbicos diários (m3/dia). Esse montante representa um recuo de 0,5% na comparação com setembro deste ano e de 3,5% em relação a outubro de 2020.
Dessa forma, o valor total da produção nacional de petróleo e gás natural da Petrobras aitngiu 2,587 milhões de barris diários de óleo equivalente (boe/dia) em outubro. Esse valor corresponde a uma queda de 5,5% no comparativo mensal e de 5,7% na comparação anual.
A ANP revelou que a Petrobras manteve a liderança na produção de petróleo e gás natural no Brasil. Em suma, os campos operados pela estatal produziram 71,7% do volume total de petróleo e gás natural do país em outubro. Contudo, vale ressaltar que a Petrobras e ANP possuem metodologias diferentes para calcular a produção de petróleo. Seja como for, os dados da ANP indicam do que esperar do relatório da estatal.
Leia Mais: IGP-10 sobe em novembro e acumula alta de 17,47% no ano