A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou seu levantamento mais recente sobre a indústria brasileira. De acordo com a Sondagem Industrial, a produção do setor no país se manteve estável em outubro. Aliás, este é o segundo mês consecutivo de estabilidade da indústria brasileira após quatro meses de avanço.
Com o acréscimo do resultado, o indicador encerrou outubro aos 50,1 pontos. Em resumo, o indicador varia de 0 a 100 pontos, e os 50 pontos correspondem à linha de corte. Isso quer dizer que resultados superiores a 50 pontos indicam aumento de produção. Em contrapartida, taxas inferiores mostram queda nos resultados em relação ao mês anterior.
De acordo com o a CNI, o indicador que mede a atividade industrial do Brasil ficou acima de 50 pontos em 12 dos últimos 16 meses. As exceções foram dezembro do ano passado (46,8 pontos), e janeiro (48,2 pontos), fevereiro (47,1 pontos) e abril (46,0 pontos) deste ano. Nos outros meses, os resultados ficaram positivos, superando os 50 pontos.
Veja detalhes do emprego no setor industrial do país
A CNI também revelou que o indicador relacionado ao número de empregados nas indústrias do país continuou acima de 50 pontos. Contudo, o ritmo de crescimento está bem menor que os meses anteriores (50,4 pontos). Com isso, o indicador completou 16 meses sem registrar taxas inferiores a 50 pontos. Isso quer dizer que o emprego no setor industrial segue em alta há mais de um ano no país.
Segundo o levantamento, os estoques da indústria avançaram 5 pontos na comparação com outubro de 2020, atingindo 50,5 pontos no mês passado. Aliás, o indicador estava há 22 meses consecutivos abaixo do planejado pela indústria.
“A recuperação de estoques pode ser um alento para o empresário, pois reduz a pressão sobre a compra de insumos”, afirmou o gerente de Análise Industrial, Marcelo Azevedo.
Por fim, a CNI revelou que 1.907 empresas foram entrevistadas. Destas, 760 são de pequeno porte, 672 de médio porte e 475 de grande porte. A pesquisa ocorreu entre 3 e 12 de novembro deste ano.
Leia Mais: Mercado financeiro projeta inflação do país acima de 10% em 2021