A produção nacional de veículos afundou 27,4% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021. A saber, houve 145,4 mil unidades produzidas no Brasil no mês passado, contra 200,4 mil em janeiro de 2021. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os dados nesta segunda-feira (7).
Na comparação com dezembro de 2021, a produção caiu ainda mais. Em resumo, a queda chegou a 31,1% (210,9 mil unidades). De acordo com a Anfavea, a crise global de fornecimento de semicondutores ainda limita a produção de veículos. Por isso que houve queda no comparativo anual.
Já na base mensal, o recuo ocorreu devido ao esforço da indústria automobilística do país, que tentou driblar a falta de semicondutores em dezembro do ano passado. No entanto, o setor não conseguiu repetir o feito no primeiro mês deste ano e os dados afundaram.
Vendas também afundam em janeiro
Além disso, a Anfavea informou que as vendas de veículos em janeiro também despencaram no comparativo anual (-26,5%), de 171,1 mil para 126,5 mil unidades. Da mesma forma, o número de veículos licenciados também caiu na base mensal (-38,5%), de 207,1 mil para 126,5 mil unidades. (162,3 mil).
De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, os dados de janeiro são tradicionalmente mais fracos. Isso acontece porque o início do ano tem diversas despesas, como IPTU e IPVA, além de matrícula e mensalidades dos filhos nas escolas.
“Janeiro já é esperado uma queda, como acontece todos anos, mas tivemos alguma aspectos que impactaram ainda mais esse resultado, como o alto volume de emplacamento em dezembro, o desequilíbrio na cadeia de suprimentos”, disse.
“E tivemos uma transição no sistema de emplacamentos, como veículos que foram vendidos, mas não foram emplacados no mês de janeiro. Mas esse tema já foi resolvido e o emplacamento já voltou ao normal em fevereiro”, acrescentou o presidente da Anfavea.
Por fim, a entidade revelou que as exportações despencaram 33,5% em relação a dezembro do ano passado. A saber, o país enviou 27,6 mil unidades para o exterior no mês passado. Em contrapartida, na base anual, o volume exportado ficou 6,6% maior que o registrado em janeiro de 2021.
Leia Mais: Endividamento das famílias recua após 13 meses de alta