A produção nacional de ovos de galinha caiu 2,5% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. A saber, o país registrou 994,0 milhões de dúzias de ovos entre julho e setembro deste ano.
Já em relação ao segundo trimestre deste ano, o valor ficou 0,8% maior. Aliás, a produção de ovos de galinha totalizou 977,00 dúzias entre abril e junho de 2021. Aliás, os dados foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Vale destacar que os dados coletados pelo IBGE fazem parte de três levantamentos do instituto: Pesquisa Trimestral do Leite, Pesquisa da Produção de Ovos de Galinha (POG) e Pesquisa Trimestral do Couro.
Por falar no levantamento do leite, o IBGE revelou que a aquisição de leite atingiu 6,19 bilhões de litros no terceiro trimestre. Isso corresponde a uma queda firme de 5,1% na comparação com o mesmo período de 2020 (6,52 bilhões de litros). Em contrapartida, a aquisição de leite cresceu 6,4% no comparativo trimestral. A propósito, o segundo trimestre registrou 5,80 bilhões de litros.
Além disso, o IBGE também divulgou dados relacionados ao couro, tanto no comparativos trimestral quanto no anual. Em resumo, a aquisição de peças de couro pelos curtumes (estabelecimentos onde ocorre o processamento do couro cru) totalizou 6,96 milhões no terceiro trimestre.
De acordo com o IBGE, esse valor representa um tombo de 7,3% no comparativo trimestral (7,51 milhões) e de 15,4% em relação ao mesmo período de 2020 (8,23 milhões).
Veja detalhes de aquisição e da produção
A Pesquisa Trimestral do Leite contabiliza a aquisição de leite cru realizada por estabelecimentos que funcionam sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal. Já a POG analisa estabelecimentos agropecuários com capacidade de alojamento de 10 mil ou mais galinhas poedeiras e/ou matrizeiras.
Além disso, a Pesquisa Trimestral do Couro faz o levantamento de dados de unidades de coleta que realizam curtimento de, pelo menos, cinco mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano.
Leia Mais: Confiança da indústria recua 1,8 ponto em novembro