A Petrobras registrou um crescimento de 6,1% em sua produção de óleo e gás em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2021. A saber, a produção diária da estatal alcançou a marca de 2,841 milhões de barris diários de óleo equivalente (BOE/dia).
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção da Petrobras também superou a de janeiro de 2021, em 3,1%. A entidade divulgou os dados nesta quinta-feira (17).
Em suma, a produção de petróleo atingiu 2,2 milhões de barris diários no mês passado. Esse montante representa uma expansão de 2,8% na comparação com o mesmo período de 2021.
Já a produção de gás natural da Petrobras totalizou 101,966 milhões de metros cúbicos diários (m3/dia) em janeiro. O volume superou em 5,2% o valor registrado em dezembro do ano passado e em 4,1% a produção de janeiro de 2021.
Veja mais detalhes da produção da Petrobras em janeiro
Segundo a ANP, a Petrobras respondeu por 73% da produção nacional de óleo e gás em janeiro. Aliás, o Brasil produziu 3,892 milhões de BOE/dia no mês passado. Esse volume equivale a uma alta de 6,04% em relação a dezembro de 2021 e de 4,3% na comparação com janeiro do ano passado.
Em resumo, foram produzidos 3,031 milhões de barris/dia de petróleo em janeiro. O valor superou em 6,8% a produção de dezembro e em 5,5% a de janeiro do ano passado.
O país também produziu 136,9 milhões de m3/dia de gás natural no mês passado. Isso representa um aumento de 3,58% em um mês e de 0,4% em um ano.
Vale destacar que a Petrobras e ANP possuem metodologias diferentes para calcular a produção de petróleo. A saber, a estatal considera os líquidos de gás natural. Por sua vez, a ANP inclui o condensado, mas não inclui em seu levantamento o óleo de xisto produzido em São Mateus, no Paraná. Seja como for, os dados da ANP indicam o que esperar do relatório da estatal.