A Petrobras crescimento em sua produção no primeiro mês de 2021, na comparação com o último trimestre do ano passado. A saber, os três últimos meses de 2020 registraram uma queda firme de 9,1% na produção de petróleo e gás em relação ao trimestre anterior. E isso aconteceu devido ao aumento de paradas programadas para manutenção de plataformas. De acordo com a companhia, estas pausas não puderam ser realizadas no segundo e no terceiro trimestre do ano por causa da pandemia da Covid-19. Por isso, ficaram concentradas nos últimos três meses de 2020.
Além disso, a produção de óleo e LGN chegou a 2,135 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no final do ano passado. Esse resultado representa uma forte retração de 9,7% em relação ao terceiro trimestre do ano passado e de 10,8% na comparação com o quarto trimestre de 2019.
Já as exportações de petróleo caíram 16,6% em relação ao terceiro trimestre de 2020. Em média, registraram 618 mil bpd no período, nível 4,5% menor que o mesmo período do ano anterior. “As exportações caíram devido à retomada do mercado interno, porém permaneceram em nível elevado”, afirmou a Petrobras.
“Em janeiro já estamos produzindo mais do que no último trimestre”, afirmou o diretor executivo de Exploração e Produção da petroleira estatal, Carlos Alberto Pereira de Oliveira. Em outras palavras, o diretor afirmou que, passada as pausas do último trimestre de 2020, a produção da Petrobras conta com mais poços, o que eleva o nível. Aliás, Carlos Alberto afirmou que as paradas para manutenção de plataformas acontecerão de maneira mais distribuída durante este ano.
Veja mais detalhes da produção
Em resumo, duas plataformas, Mero 1 e Sépia, devem começar a operar neste ano, ambas no segundo semestre. Com isso, a Petrobras estima produzir 2,72 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2021. Esse valor pode variar 4% para cima ou para baixo.
Já as exportações devem continuar no mesmo nível de 2020, sem recordes, segundo Carlos Alberto. “Eu não vejo, neste momento, uma perspectiva de novos recordes de exportação de petróleo como a gente teve no ano passado, em abri, mas o volume como um todo tende a ser semelhante ao de 2020”, afirmou.
Por fim, o diretor executivo destacou os leilões de gasolina e diesel que a Petrobras vem realizando para as distribuidoras desde agosto do ano passado. Ele assegurou que essa estratégia continuará em vigor neste ano.
LEIA MAIS
Dólar opera com instabilidade, sem grandes notícias externas