A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou seu levantamento mais recente sobre a indústria brasileira. De acordo com a Sondagem Industrial, a produção do setor no país subiu pela primeira vez em 2022.
A saber, a indústria brasileira vinha em queda há três meses consecutivos. Contudo, o setor conseguiu crescer fortemente em março e ultrapassou a marca dos 50 pontos no mês, chegando a 54,5 pontos e superando em 4 pontos o nível de março de 2021.
Em resumo, o indicador da CNI varia de 0 a 100 pontos, e os 50 pontos correspondem à linha de corte. Isso quer dizer que resultados superiores a 50 pontos indicam aumento de produção, enquanto taxas inferiores refletem queda do setor.
Além disso, o levantamento também revelou que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria brasileira cresceu 1 ponto percentual em março. Assim, o indicador chegou a 69% no mês passado, superando em 2 pontos percentuais a média dos meses de março. Aliás, o índice vem seguindo uma trajetória de crescimento desde janeiro.
A CNI ainda revelou que a intenção de investimento na indústria do país se manteve estável em abril. Em suma, o índice que mensura a intenção de investimento chegou a 56,6 pontos neste mês, permanecendo acima de 51 pontos, que corresponde à média histórica do indicador.
Empresário da indústria brasileira sofrem
Na semana passada, a CNI também revelou que os empresários industriais do país continuam sofrendo com a falta e o alto custo de insumos para o setor. A saber, 58,8% das empresas entrevistadas citaram estes problemas no primeiro trimestre deste ano.
Outros desafios vêm ganhando cada vez mais espaço e afetando a indústria brasileira. Eles são: demanda interna insuficiente, taxas de juros elevadas e dificuldades na logística de transporte. Todos estes problemas afetaram mais empresas no primeiro trimestre deste ano do que no trimestre anterior.
Em síntese, a indústria brasileira até está elevando a sua produção, mas a busca por itens industriais está cada vez mais fraca no país.
Leia Mais: Lockdowns na China derrubam petróleo para menor nível em 2 semanas