Procrastinação é o ato de deixar para fazer depois o que você poderia fazer agora. Ou seja, quem procrastina, adia as tarefas que tem que cumprir e acaba deixando tudo para outro dia, acumulando-as. Além disso, uma pessoa procrastina, também, quando troca uma atividade importante por outra, a qual ela tem mais prazer de realizar. Veja, na matéria abaixo, como trabalhar para não procrastinar mais.
Como tomar decisões difíceis: siga essas dicas para decidir melhor
Disciplina
Fazer tarefas do dia a dia, nada tem a ver com força de vontade. Você pode realizar algo, mesmo sem querer, apenas pela obrigatoriedade de fazer. Isso acontece, por exemplo, quando você faz as suas funções no seu trabalho, até aquelas que você não gosta, apenas porque elas são designadas a você. Ou seja, fazer as coisas depende de disciplina e não de gostar ou não gostar delas.
Não espere pela perfeição
As pessoas que esperam o momento perfeito, o trabalho perfeito, a oportunidade perfeita, nunca saem do lugar. Isso porque eles não existem. Ou seja, pare de adiar a entrega daquele trabalho, ou de adiar a prática dos seus planos e sonhos. Aperfeiçoe o que puder no caminho, ou você não começará nunca. Isso porque quem espera o momento perfeito, não realiza nada de verdade e está apenas entregue à procrastinação.
Crie o ambiente ideal para manter o foco
Se você precisa parar de procrastinar no trabalho, por exemplo, livre-se das distrações que te levam a demorar a fazer as tarefas. Sente-se na sua escrivaninha sem o seu celular, tire livros que você não vai usar de perto e evite falar com as pessoas. Quem faz o ambiente ideal para manter o foco nas suas tarefas, é você mesmo.
Emoção e finanças: o que uma tem a ver com a outra? Veja aqui
Reduza suas opções de escolhas
Muitas vezes, você pode decidir por vários caminhos diferentes. Quanto mais opções, mais difícil fica escolher, já que você pode não conseguir decidir qual a melhor opção. Isso porque as vantagens de cada uma se tornam muito atraentes. Por isso, faça uma redução de opções, com base nas suas prioridades. Além disso, não passe muito tempo pensando, porque isso pode te confundir mais.
Autocontrole
Defina os seus objetivos e não pare até alcançá-los. É muito comum deixar para depois coisas que você sabe que são importantes, apenas porque tem muito tempo ainda para realizá-las, ou porque está sem ideias para elas, dentre outros motivos. Contudo, não deixe que motivo nenhum te domine e roube a sua atenção do que é realmente importante. Controle-se, porque que comanda as suas atitudes é você mesmo.
Controle suas emoções
Muitas vezes nos distraímos de tarefas importantes porque nos chateamos com alguma coisa e isso faz com que nosso pensamento se fixe nela. Por isso, outra maneira de acabar com a procrastinação é evitando que suas emoções tomem conta de você, ou seja, mantendo a objetividade. Isso é muito importante, especialmente, em ambientes profissionais, onde as tarefas precisam ser executadas imediatamente.
Sintomas físicos da ansiedade: saiba quais são eles e veja como tratá-los