O Procon-SP notificou nesta quinta-feira (28) o McDonald’s devido ao seu novo hambúrguer, o McPicanha. A saber, o órgão de defesa do consumidor pediu explicações à companhia sobre este novo hambúrguer, incluído no cardápio no último dia 5.
Em resumo, o McDonald’s lançou esta nova linha de hambúrgueres no início deste mês, o McPicanha. Contudo, o lanche não possui em sua composição o corte nobre que o nomeia, a picanha, mas apenas um molho “com aroma natural de picanha”.
Isso fez o Procon-SP notificar o McDonald’s, pedindo que a empresa apresente a tabela nutricional dos sanduíches. Além disso, o órgão também pediu em sua notificação que a empresa informe a composição dos ingredientes, como carne, molhos e aditivos.
O Procon-SP ainda pediu documentos que “comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.”
Veja o que mais havia na notificação do Procon-SP
O órgão de defesa do consumidor ainda pediu que o McDonald’s apresente “os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022.”
A saber, os esclarecimentos devem ser apresentados até o dia 2 de maio, ou seja, o McDonald’s tem quatro dias para fazê-lo. Vale destacar que o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) também decidiu investigar a campanha publicitária sobre o McPicanha.
McDonald’s vai mudar campanha publicitária
O McDonald’s ainda não deu declarações sobre a notificação do Procon. No entanto, afirmou que ajustará a publicidade sobre o McPicanha. Em suma, a empresa disse que a composição do hambúrguer estará especificada na nova peça publicitária.
“Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara“, disse a rede.
Por fim, o Conar disse nesta quinta que abriu um processo para analisar a publicidade do novo hambúrguer e verificar a veracidade da mensagem publicitária. Em síntese, isso ocorreu devido a reclamações de consumidores.
Leia Também: Incerteza com o futuro faz confiança do comércio cair em abril