O segundo dia do ENEM aconteceu ontem (28), no entanto, diversos problemas ocorreram durante o exame. Desde questões que podem ser anuladas até erros no horário da aplicação, muitas polêmicas marcaram a segunda parte da prova. Por isso, confira agora um resumo do que ocorreu no ENEM!
Questão do segundo dia do ENEM não possui resposta correta
Um dos assuntos mais falados sobre a prova de ontem envolve uma questão sobre a Copa do Brasil. Apesar de ainda não haver gabarito oficial, professores de cursinhos que fazem a correção do exame afirmam que não há resposta correta entre as alternativas. No entanto, o INEP, que é o órgão responsável pelo ENEM, ainda não se pronunciou sobre isso.
Portanto, se a pergunta realmente não tiver resposta válida ela pode ser anulada. Entretanto, só será possível ter essa informação após a divulgação do gabarito. Ele, por sua vez, sairá a partir desta quarta-feira.
Estudante é picado por escorpião durante a prova de Matemática e Ciências da Natureza
Um jovem de 17 anos que fazia o segundo dia de prova na PUC-GO, em Goiás, foi picado por um escorpião durante o exame. O adolescente foi encaminhado a um hospital. No entanto, ainda não há notícias sobre o estado de saúde dele. De toda forma, por se tratar de um acidente ocorrido durante a aplicação do ENEM, ele poderá participar da reaplicação, que será em janeiro de 2022.
Em Brasília, alguns candidatos que fizeram a prova do ENEM no IFB tiveram prejuízo no tempo de prova
O padrasto de dois candidatos que fizeram o ENEM no IFB (Instituto Federal de Brasília) da Asa Norte afirmou que os alunos que realizaram o segundo dia do exame na instituição tiveram prejuízo quanto ao tempo de prova.
A aplicação, que começou às 13h30, terminou uma hora antes do horário certo. Isso é, em vez de acabar às 18h30, acabou às 17h30. O fato ocorreu devido ao erro de uma chefe de sala. Dessa forma, onze estudantes que estavam no local tiveram que entregar a prova antecipadamente.
No entanto, segundo o IFB, a aplicadora percebeu o erro a tempo e tentou recuperar os estudantes. Os que retornaram tiveram uma hora extra para a realização das questões, finalizando, assim, às 19h30. Porém, três deles se recusaram a voltar e, por isso, poderão realizar o segundo dia de prova novamente, caso solicitem a reaplicação oferecida pelo INEP.
Vale lembrar que todos os estudantes que precisarem da reaplicação do ENEM precisam requisitá-la diretamente pelo site, seja para refazer o primeiro ou o segundo dia. A lista inclui também os jovens que não fizeram a prova por motivo de saúde, falta de energia, entre outros.
Além disso, vale lembrar que os candidatos deverão anexar um comprovante. Assim, terão a solicitação avaliada e poderão refazer a prova. Portanto, se for o seu caso, é importante ter um atestado médio ou documento equivalente em mãos. Caso contrário, certamente não conseguirá o direito de fazer a prova na nova data.