Como veiculado mais cedo aqui no Brasil 123, o Ministério da Educação (MEC) publicou nota indicando que o resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para a chamada regular estava marcada para a tarde desta terça-feira (30).
No entanto, milhares de estudantes estão enfrentando problemas para verificar as informações e cobram uma postura do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Resultado do Sisu
“16h da tarde e nada de resultado do Sisu, nenhuma satisfação do INEP”, reivindica um estudante na rede social X, antigo Twitter.
“Se eu atrasar para o Enem, eu não faço. Se eu atrasar para o Sisu, eu não me inscrevo. E o INEP pode atrasar horas com o resultado que esperamos o ano inteiro”, argumentou outra candidata.
Ainda mais, ao que parece, resultados estão sumindo, mas ainda não se sabe, se o motivo foi um cálculo indevido ou se são problemas técnicos. Veja esse exemplo de reivindicação de um estudante:
“Escuta aqui Inep, você já disse que eu passei na UFMG, não vem inventar de voltar atrás não, já postei até no stories”.
Não consigo acessar, e agora?
Devido ao alto número de visitantes, é provável que a plataforma do Sisu esteja congestionada e, assim, não permita que novos usuários confiram o resultado do programa.
Como mencionado, nas redes sociais, os vestibulandos compartilham a ansiedade de não conseguir ver a divulgação da chamada regular e reclamam do serviço do governo.
Contudo, acompanhe algumas orientações que pode seguir para ver se tem efeito na tentativa de consulta do resultado do Sisu.
Diante da instabilidade do site devido à quantidade de usuários que tentam acessar o serviço, certamente a primeira recomendação seria: aguardar.
Entretanto, sabemos que a ansiedade não permite aceitar somente essa opção. Então, outra alternativa é apagar os cookies do navegador, já que eles tendem a dificultar o acesso a alguns sites.
Mais uma tentativa, é deslogar e logar novamente na sua conta Gov.br.
Por fim, se, depois de algumas horas, você ainda não conseguir acessar o resultado, vale entrar em contato com a Central de Atendimento virtual ou pelo telefone do Gov.br (0800-616161) para apurar possíveis erros.
Matrícula
Os selecionados na chamada regular do Sisu deverão realizar a matrícula ou registro acadêmico na instituição na qual forem admitidos no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024.
Ainda mais, cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.
Além disso, o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.