A agravação de problemas oculares tem sido cada vez mais associada à poluição do ar domiciliar e um dos principais fatores é o uso do fogão a lenha.
De acordo com um estudo realizado na China, o uso de combustível sólido em longo prazo foi associado a riscos de até 35% maiores de distúrbios oculares, entre eles na conjuntiva, catarata, esclera, córnea, íris e corpo ciliar.
Neste estudo foram avaliados 486.532 adultos com idades entre 30 e 79 anos. Esses indivíduos que faziam o uso frequente de combustíveis sólidos para cozinhar, entre carvão ou lenha estiveram sob acompanhamento durante 10 anos.
Além da poluição do ar domiciliar existem outros fatores de risco para a saúde dos olhos. Veja os principais!
Fatores de Risco para a Saúde Ocular
1. Hereditariedade/ Genética
Algumas doenças oculares estão relacionadas ao histórico familiar do indivíduo, assim como alterações genéticas. A miopia, estrabismo, ceratacone, a catarata congênita, o glaucoma e o daltonismo estão dentre a gama de problemas de visão de fator hereditário.
2. Etnia
Alguns estudos apontam que indivíduos latino-americanos com ascendência negra têm maior incidência de pressão ocular elevada, um fator de risco para doenças como o glaucoma. Já os brancos possuem maior risco de melanoma ocular.
3. Idade
À medida que o corpo envelhece, os órgãos acompanham esse processo natural como é o caso dos olhos. Catarata, glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular (DMRI) e o descolamento da retina são algumas doenças oculares comum em idosos.
4. Exposição ao sol
Os raios são tão prejudiciais aos olhos quanto para a pele. Esses raios podem provocar efeitos danosos sobre o cristalino e células da retina. Esses danos são fatores de risco para o desenvolvimento da catarata e degeneração macular. Para este fator ainda há prevenção, por meio do uso dos óculos de sol.
5. Estresse
Um dos efeitos do estresse é a fadiga ocular. Esta condição gera dores de cabeça, ardências nos olhos, dificuldade de foco, sensação de cansaço e visão turva. Dentre os principais fatores estressantes para os olhos estão o uso excessivo de telas e de óculos de grau desatualizados.
6. Alimentação
A alimentação também pode interferir na saúde ocular. Isso porque certas vitaminas e nutrientes têm o poder de retardar a degeneração macular e a falta delas é um gatilho para o surgimento de doenças oculares.
Diante disto, o ideal é priorizar um cardápio natural e variado contendo alimentos como vegetais, peixes e ovos.
7. Exposição ocupacional
Profissões como soldadores, por exemplo têm maior risco de desenvolver problemas oculares, inclusive há estudos que apontam até a incidência de melanoma ocular nestes indivíduos.
8. Uso de medicamentos
Alguns medicamentos como ansiolíticos, anti-histamínicos e até anti-hipertensivos podem provocar o aumento da pressão do olho. Até o uso indiscriminado de colírio também afeta a saúde ocular podendo causar glaucoma e catarata.
O melhor meio para prevenir as doenças oculares é realizar consultas oftalmológicas periodicamente, além de priorizar uma alimentação mais saudável, proteger os olhos do sol e evitar o contato frequente com a poluição do ar domiciliar através do uso de combustíveis sólidos para cozinhar.
Leia mais: Tempo seco favorece o surgimento de doenças oculares