Se você está indo morar sozinho pela primeira vez, provavelmente já se deparou com uma série de coisas para pensar e organizar. Algumas delas são as contas de água, luz, telefone e internet, outras são os móveis que você comprou ou vai comprar à vista ou parcelado. Até mesmo o local foi ou está sendo escolhido com muito cuidado. Entretanto, saiba que depois disso tudo, quando tudo já parece estar bem estabelecido, podem acontecer problemas domésticos com os quais você deverá lidar sozinho.
Organização doméstica: produtos e formas de manter a casa organizada
Eles não são coisas de outro mundo, entretanto, é bom contar com eles e saber o que fazer caso eles aconteçam com você. Por isso, fique de olho neste artigo que menciona problemas domésticos e cuidados que você deve ter com a manutenção da casa, para preveni-los!
Entupimento
Os entupimentos são problemas domésticos comuns. Não quer dizer que eles aconteçam sempre, mas sim que você, inevitavelmente, passará por eles. Por isso, é preciso estar preparado para lidar com eles. Tenha sempre à mão um desentupidor para pias e um para o vaso.
Além disso, é bom ter produtos como o Diabo Verde para utilizá-los em tentativas de desentupimento. Por fim, tenha à mão o telefone de uma desentupidora, de preferência 24 horas, para ligar caso não consiga resolver o problema sozinho.
Tomadas
A depender do local que você escolheu para morar, como uma casa alugada, por exemplo, é possível que as tomadas não aguentem os seus aparelhos elétricos. Algumas podem queimar, por exemplo, se você ligar nelas o ferro de passar roupa. Por isso, fique atento e pergunte sempre a voltagem das tomadas. Se mesmo assim acontecer algo do tipo, tenha em mãos o contato de um eletricista com quem você pode contar nessas horas.
Redução de gastos: saiba como economizar e juntar mais dinheiro
Lâmpadas
Esse não é bem um dos problemas domésticos, entretanto, pode ser bastante incômodo se você não estiver preparado para ele: lâmpadas queimadas. É bem fácil de resolver, mas se você ficar sem luz no quarto no domingo a noite, por exemplo, e estiver sem lâmpadas para trocar, terá que esperar até segunda de manhã para arrumar.
Mofo
Um dos problemas domésticos bastante comuns em muitas casas é o mofo. Por ser um problema estrutural, ele apensa por ser consertado caso a parede seja refeita. Entretanto, é preciso saber como lidar com ele para evitar problemas de saúde, como alergias, que podem ser causadas pelo mofo.
Lembre-se sempre de afastar os armários das paredes e utilizar nelas produtos que removam o mofo. Como este problema retornará depois de um tempo, é preciso fazer isso frequentemente. Misturas como vinagre e bicarbonato de sódio costumam ser bastante eficientes e não afetam à saúde.
Infiltração
Por fim, o último dos problemas domésticos desta lista (mas não o último passível de acontecer) são as infiltrações. É preciso entender o que dá causa a elas e, se o problema for em um imóvel alugado, informar ao proprietário ou negociar com ele para que abata o conserto no aluguel. Já se você morar em um apartamento, pode ser necessário comunicar também ao síndico para entender se o problema vem de outro apartamento.