Na noite desta quinta-feira (4), Jair Bolsonaro anunciou uma nova reunião para esta sexta-feira (5) em que convoca o presidente da Petrobrás Roberto Castello Branco, e os seus ministros. O objetivo é discutir alguns assuntos como a alta de mais de 10% no preço dos combustíveis. Também devem abordar sobre uma possível Privatização da Petrobrás.
Empresas automobilísticas e petrolíferas já começaram a manifestar a insatisfação com o país. Ontem (4), a Shell manifestou a lista de gastos que teve com o ano de 2020 e a pandemia. O saldo da empresa ficou em US$ 21,7 bilhões negativos. Para o CEO, é necessário vender por pouco e pagar muito para fazer. Afirma ainda que as ações da empresa caíram com a chegada do famoso Home Office. Como consequência, terão que demitir mais de dois mil trabalhadores.
As montadoras de carros como a Ford também decidiram que iriam sair do país. Segundo a Anfavea, representante das montadoras de veículos, as empresas já começaram com um saldo negativo maior de 11%. Para eles, o país cobra valores elevados de impostos, alguns ultrapassando de 50% o valor do veículo. Isso não ocorre na Europa, que chega a apenas 22%. “Nós queremos um sistema tributário mais equilibrado, simplificado e transparente para toda a sociedade”, desabafa Luiz Carlos Moraes.
Greve de caminhoneiros
Com os elevados preços no Diesel e na gasolina, não tardou para que os sindicatos do setor caminhoneiro se manifestassem em forma de greve. Segunda (1), acreditava-se que 70% dos trabalhadores iriam aderir, mas o número foi muito menor que isso: praticamente não houve aderência. Paulo Guedes afirmou que iria diminuir o PIS, mas não foi o suficiente.
O presidente Jair Bolsonaro deseja colocar todos os “pratos a limpo” e ainda pretende discutir a privatização da Petrobrás. Nos projetos do governo para 2021, divulgados dia 03 deste mês, um dos principais deles conta com a privatização da Eletrobrás, responsável pelas redes elétricas. Ontem à noite afirmou: “Amanhã tem que sair uma proposta, talvez um projeto de lei, e o Parlamento que decida”.
Acompanhe as novidades do Brasil 123 nas redes sociais, clique aqui e nos siga!