Certamente você nunca imaginou que quando tivesse um bebê você ficaria fiscalizando se ele faria ou não cocô, mas isso muitas vezes é necessário uma vez que muitos bebês apresentam prisão de ventre. Saiba como identificar e combater o problema de prisão de ventre em bebês.
Quando seu bebê apresenta prisão de ventre você fica extremamente feliz ao ver a fralda cheia, afinal, esse problema é muito incômodo e pode deixar o seu filho agitado. Então, quando ele finalmente consegue fazer cocô você fica aliviada. Se o seu filho tem apresentado prisão de ventre e você não sabe como resolver, veja aqui como identificar e combater esse problema.
Como identificar prisão de ventre em bebês
Os bebês recém-nascidos não costumam apresentar prisão de ventre, mas em algumas situações eles podem sim apresentar esse problema. Veja:
Prisão de ventre em bebês menores de 6 meses
Nos primeiros seis meses de vida os bebês se alimentam exclusivamente do leite materno o que dificulta que eles tenham prisão de ventre. Isso porque o intestino consegue realizar a digestão do leite materno facilmente, além disso, ele possui probióticos, que são bactérias que beneficiam o intestino.
Mas, ainda que nos primeiros meses de vida o bebê não costume apresentar prisão de ventre, é necessário acompanhar o seu funcionamento intestinal. Pois esse problema pode surgir e o intestino lento pode sinalizar que algo está errado.
Geralmente, quando a prisão de ventre surge em bebês com idade inferior a seis meses de vida é porque eles se alimentam da fórmula infantil. A fórmula pode ser uma opção quando as mamadas não são suficientes ou quando a mãe não amamenta o bebê por algum motivo, mas elas podem tanto prejudicar o funcionamento intestinal quanto causar cólicas. Caso isso ocorra, o ideal é consultar o pediatra do seu filho, para que ele troque a fórmula por alguma outra opção que seja digerida mais facilmente, como as que contêm probióticos.
Bebês de seis meses a um ano de vida
A partir dos seis meses de vida ocorre a introdução alimentar, então, os bebês começam a consumir outros alimentos além do leite da mãe, isso faz com que a prisão de ventre comece a surgir. Além disso, uma alimentação pobre em fibras também é um motivo para que esse problema ocorra.
Como identificar prisão de ventre em bebês?
Caso o seu bebê esteja com prisão de ventre ele poderá apresentar alguns dos seguintes sintomas: região abdominal rígida e inchada, gases, o bebê se esforça mais do que o normal para evacuar e chora durante esse processo, as fezes ficam duras e ressecadas em formato de bolinhas, o bebê faz cocô com menor frequência.
Como combater esse problema?
No caso dos bebês, alguns alimentos podem ajudar a resolver o problema da prisão de ventre. Pois são conhecidos por sua propriedade de “soltar o intestino”. Veja quais são esses alimentos: mamão, abacate, ameixa, laranja, kiwi e melão. Ofereça as frutas em sua forma natural para o seu bebê, caso ele já possa comer.
Algumas verduras também podem ajudar, como: abóbora, quiabo, coube, berinjela e tomate. Não se esqueça de também de dar água ao seu bebê, pois a água é fundamental para a formação das fezes.
É lembre-se, caso o problema persista, busque orientação do pediatra, para investigar melhor o caso, e buscar uma solução para prisão de ventre do seu bebê.