O infarto é responsável por causar uma série de mortes anualmente em todo o mundo. Inclusive, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no ano de 2019 mais de 360 mil pessoas morreram devido às doenças cardiovasculares. Mas você sabe quais são os principais sintomas do infarto? Veja como socorrer alguém que esteja enfartando.
Afinal, o que é o infarto? Bom, o infarto, também chamado infarto do miocárdio, nada mais é que a necrose de uma porção do músculo do coração. A necrose de um tecido ocorre quando ele deixa de receber irrigação sanguínea, e é isso que ocorre com o miocárdio no infarto, ele deixa de receber o sangue – que é responsável por nutrir e levar oxigênio ao coração.
Principais sintomas do infarto
Para que um indivíduo chegue a um quadro de infarto é necessário que ele passe por alguns eventos ao longo dos anos. Portanto, uma pessoa não enfarta do nada, mas isso decorre de uma série de processos acumulados ao longo de um período considerável de tempo.
Geralmente, o infarto está relacionado a ateromas e placas de gordura acumulados no interior dos vasos sanguíneos. Esses agentes responsáveis por causar a obstrução dos vasos impedem que o sangue chegue até o coração como deveria e, dessa forma, ocorre o infarto do miocárdio. Mas quais são os sintomas do infarto? Veja abaixo:
Sintomas do infarto
Quando uma pessoa está enfartando ela apresenta alguns sinais e sintomas que, quando percebidos a tempo são passíveis de intervenção, fazendo com que a vida do indivíduo seja preservada. É fundamental que você saiba quais são esses sintomas para que em casos de infarto você possa contribuir para a manutenção da vida das pessoas.
Dor no peito
Um dos sintomas mais característicos do infarto é a dor no peito. Essa dor pode ser fraca, de modo que as pessoas ignoram, ou pode ser intensa. O indivíduo pode sentir também que o peito está comprimido. Todas essas sensações podem durar em torno de meia hora.
Outro sintoma é o ardor no peito. Muitas pessoas confundem esse sintoma com azia, por ele poder estar relacionado à ingestão de alimentos, mas o ardor pode surgir sem que se tenha ingerido nada.
Dor irradiada
Dor irradiada da região do peito à mandíbula ou do peito aos ombros e braços. Geralmente, esse incômodo ocorre do lado esquerdo do corpo. Além disso, a pessoa também pode suar, sentir dificuldade para respirar, enjoos, tontura ou desmaio.
Como socorrer em caso de infarto?
Ao primeiro sinal de infarto é imprescindível solicitar imediatamente o socorro da equipe médica por meio do SAMU. Para isso, basta discar 192. Não dirija automóvel algum, nem fique andando, ainda que a dor não seja intensa. Caso a pessoa não seja alérgica ao AAS e não tenha dificuldade para engolir, tomar dois comprimidos desse medicamento pode ajudar na dissolução dos coágulos sanguíneos que estão obstruindo os vasos.
No entanto, só leve a pessoa ao médico em automóvel próprio se essa for a indicação do SAMU. Aguarde com tranquilidade e transmita calma ao indivíduo que está com os sintomas, coloque-o em uma posição confortável e atenda às orientações que os profissionais do SAMU passarem.