Você já ouviu falar em HPV? Sabe que se trata? Caso você queira entender melhor sobre essa infecção e sobre o que ela pode causar, veja aqui os principais sintomas de HPV e como se prevenir do problema.
O HPV, Papilomavírus humano, é um vírus que possui a capacidade de penetração das mucosas e da pele, promovendo a alteração ou proliferação tecidual. Como existem variantes cutâneas e variantes genitais do HPV, ele pode ser transmitido por meio do contato sexual. Por isso, a infecção HPV também é considerada uma infecção sexualmente transmissível que acomete tanto homens quanto mulheres.
Principais sintomas do HPV
Antes de entender quais são os sintomas do HPV é preciso entender que o vírus pode ser classificado em dois grupos, os grupos de baixo risco e o grupo de alto risco. O grupo de baixo risco é composto por alguns tipos do vírus que dificilmente farão com que o paciente infectado evolua para um quadro de câncer. Em contrapartida, no grupo de alto risco, a infecção pode resultar em lesões pré-cancerosas ou cancerosas.
Geralmente, alguns dos sintomas associados à infecção por HPV são sintomas comuns a todas as outras infecções, como, por exemplo: febre, prostração, mal-estar. Esses sintomas também costumam estar associados à diminuição da imunidade que, inclusive, deixou o ambiente propício para que o vírus se instalasse.
Além disso, na área onde o vírus adentrou é comum o surgimento de uma lesão solitária na forma de nódulo com numerosas projeções superficiais de modo que a lesão fique parecida com uma couve-flor.
Como são as verrugas do HPV?
O surgimento de lesões verrucosas nas infecções por HPV consideradas de baixo risco é muito comum. Essas lesões surgem tanto em homens quanto em mulheres. Nos homens, as áreas mais acometidas são: pênis, bolsa escrotal e ânus. Já nas mulheres as áreas mais acometidas são a vulva, a vagina, colo do útero e ânus. No entanto, essas lesões também podem se manifestar na cavidade bucal, especialmente na região de língua, palato e lábios.
As lesões verrucosas podem possuir a coloração branca ou serem da cor da mucosa, além disso, como mencionado anteriormente, elas possuem a aparência semelhante a uma couve-flor. Além disso, as lesões que antecedem o câncer e o câncer propriamente dito também podem aparecer nesses locais onde as verrugas se encontram.
Como se prevenir do problema do HPV?
Em primeiro lugar, para entender como se prevenir do HPV é necessário entender como ocorre a transmissão da doença. Praticamente todos os casos de infecções por HPV se deram por meio do contato sexual. Esse contato pode ter sido oral-genital, manual-genital e genital-genital.
Sendo assim, a principal forma de se prevenir do problema é realizando a proteção no momento do ato sexual. Portanto, não deixe de utilizar preservativos no momento da relação sexual. Além disso, já existe vacina para o vírus do HPV, portanto, consulte o seu cartão de vacinação e veja se você foi imunizado contra o vírus. Caso não tenha sido, procure o atendimento da rede SUS mais próximo de você e observe a possibilidade de imunização.