Começa o inverno, e junto com ele, todas as “ites” possíveis, como: rinite, sinusite, bronquite, e tantas outras. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar as principais causas da rinite e como é possível tratar rapidamente.
O que é a rinite?
É uma doença genética onde há maior sensibilidade na mucosa do nariz, além de inflamação. Ao entrar em contato com algumas substâncias alergênicas, a sensibilidade se manifesta através de coriza, espirros, coceira, dor de cabeça, olhos lacrimejando, entre outros sintomas.
Como é uma doença que não tem cura, você pode aliviar os sintomas reduzindo a exposição às causas do problema.
Quais são as principais causas da rinite?
Entre as principais causas da rinite, tem-se a exposição de agentes alergênicos que aumentam a irritação e a inflamação da mucosa nasal. Dessa forma, entre os principais agentes alergênicos tem-se:
Ácaros
Os grandes vilões da rinite. No inverno, com a maior quantidade de umidade além de os ambientes ficarem bastante tempo fechados, há uma maior multiplicação dos ácaros, e com isso a rinite ataca com toda força.
Portanto, procure manter os ambientes da casa sempre bem arejados.
Poeira
A poeira é um agente alergênico muito importante, pois apesar de estar em todos os lugares, a poeira pode desencadear crises de rinite. Assim, normalmente com sintomas como coceira nos olhos e em todo o corpo, espirros, entre outros.
Pólen
Fator altamente irritante para quem tem rinite. A rinite com origem no pólen desencadeia crises bem cedo de manhã ou em dias em que há bastante vento. Sabemos, em contrapartida, que a passagem de pólen de uma planta para outra faz com que ocorra a fecundação das plantas.
Fungos
Os fungos adoram ambientes úmidos e escuros, por isso, procure sempre deixar a casa bem ventilada para evitar a umidade e, dessa forma, seu desenvolvimento.
Pelos e penas de animais de estimação
Os pelos e as penas dos animais contêm pedaços de pele e poeira que fazem com que a rinite seja desencadeada.
Então, procure manter o pelo e as penas dos animais sempre limpos e aparados.
Como tratar a rinite?
Normalmente quem faz o tratamento para situações de rinite são os médicos: clínico geral ou alergologista.
Nos casos mais leves, é possível fazer tratamentos naturais além de se afastar das substâncias alergênicas.
Nos casos mais graves, é preciso consultar o médico e tomar as medicações recomendadas, principalmente anti-histamínicos.
Ademais, existem tratamentos naturais excelentes para aliviar os sintomas como:
- Fazer lavagem nasal usando soro fisiológico. Para tanto coloque o soro fisiológico na narina, faça uma pequena massagem e cuspa o soro.
- Cheirar o vapor de chá de eucalipto de noite, antes de ir para cama.
- Utilizar óleos essenciais em difusores elétricos, para respirar melhor e destrancar o nariz.
- Fazer a vacina para a rinite, indicada pela imunoterapia, como forma de aumentar a imunidade do organismo e assim, obrigá-lo a combater as próprias doenças do corpo.
Sendo assim, ter rinite é muito ruim! Ter que conviver com a rinite é pior ainda! Todavia, você pode amenizar os sintomas com as dicas que damos neste artigo.