A gota é uma doença inflamatória que atinge as articulações e está diretamente relacionada à quantidade de ácido urino presente no sangue. Se você deseja saber mais a respeito dessa doença, leia este post, e conheça as principais causas da gota e como evitar.
Quais são as principais causas da gota?
A principal causa da gota é a grande presença de ácido úrico na circulação sanguínea, isso ocorre tanto devido à grande produção dessa substância quanto pela dificuldade que o organismo encontra para eliminá-la. Mas nem todos os indivíduos que possui elevados níveis de ácido úrico no sangue desenvolvem a gota.
Essa doença atinge, geralmente, homens adultos com idade entre quarenta a cinquenta anos, além disso, sobrepeso, obesidade, sedentarismo e alcoolismo fazem com que o indivíduo fique ainda mais predisponente a desenvolver gota. De forma mais rara, as mulheres podem desenvolver gota antes da menopausa, mas a maioria dos casos em mulheres, e na faixa etária de sessenta anos.
Na gota, como o ácido úrico está altamente concentrado no sangue, cristais são depositados nos tecidos, especialmente nas articulações. Isso faz com que as articulações inflamem e fiquem doloridas e inchadas, sendo que as articulações do dedão, tornozelo e joelho são as mais acometidas. Além disso, podem ser formar cálculos renais, que resultam em cólicas na região dos rins.
Como evitar gota?
Agora que você já sabe o que é gota e quais as principais causas dessa doença, é preciso entender como evitar gota. Em primeiro lugar, como aproximadamente vinte por cento do ácido úrico é originado da alimentação, quem possui predisposição de contrair gota deve tomar cuidado com a ingestão de alimentos que aumentam a concentração dessa substância no organismo. Sendo assim, evite consumir carnes, feijão, grão-de-bico, peixes e demais frutos do mar.
Além disso, é preciso diminuir o consumo de bebidas alcóolicas, pois isso faz com que a capacidade dos rins de eliminar o ácido úrico fique comprometida. Vale salientar que é necessário evitar especialmente a cerveja. Essa bebida, além de possuir álcool, contém cevada em sua composição. A cevada, por sua vez, é um cereal rico em purina, uma molécula que estimula a produção do ácido.
Sendo assim, a melhor forma de evitar gota é realizar uma dieta equilibrada, rica em vegetais, reduzindo o consumo de alimentos ricos em ácido úrico. Portanto, não consuma refrigerantes e sucos integrais de forma excessiva, pois eles também são grandes vilões.
Outra forma de evitar essa doença é realizar exercícios físicos. A realização de exercícios físicos faz com que o peso seja mantido, prevenindo as desordens que aumentam o risco de que as juntas doam. No entanto, durante crises de gota é necessário suspender as atividades físicas.
A gota não possui cura. Então, o tratamento dessa doença possui a finalidade de atenuar as dores e a inflamação, principalmente durante as crises agudas. Além disso, corrigir o excesso de ácido úrico no organismo é fundamental para que não ocorram episódios futuros e para evitar que as articulações se lesionem.