Estabelecer uma abordagem para iniciar e dar os primeiros passos no violino é fundamental. Algumas técnicas são básicas e sempre bem recomendadas, enquanto outras são ajustes finos que você deve desenvolver. Para isso você vai precisar antes de tudo trabalhar com paciência nesses primeiros passos no violino. Uma vez que é necessário treinar um pouco antes de efetivamente tocar.
Como ler partitura: dicas para iniciantes
Continue lendo esse artigo para saber um pouco mais sobre como começar e dar os primeiros passos no violino.
Usando um arco e um tubo do rolo de papel higiênico
Um dos primeiros passos no violino é o controle do movimento com o arco. O arco é responsável por imprimir no instrumento boa parte da melodia. Assim, com exceção a algumas técnicas de pinçar as cordas, será o arco responsável por produzir o som.
Dessa forma, ter controle sobre seu movimento é fundamental. Para isso, pode ser usado o tubo de papelão do rolo de papel higiênico. Basta posicioná-lo no ombro esquerdo e treinar o movimento do arco. Assim, você terá um espaço limitado para a amplitude do movimento e treinará de maneira simples.
Equilíbrio
Outro aspecto importante para dar os primeiros passos no violino é o equilíbrio com o arco. Isso porque, o arco é segurado através de sua extremidade mais larga, o talão, e pode parecer difícil equilibrar o restante. Exercícios de balanço são fundamentais nessa etapa e, portanto, não devem ser ignorados.
Bons hábitos no piano para quem está iniciando neste instrumento
Explore a força do seu braço e tente manter equilibrado o arco nas mais variadas posturas. Entretanto, apesar de ser um exercício importante, não existem fórmulas perfeitas de fazê-lo. O ideal é encontrar o que funciona melhor para você e treinar, dessa forma estará fortalecendo músculos e aumentando sua precisão. Exercícios como manter o arco horizontal e paralelo ao chão, enquanto aproxima e afasta-o do peito sem deslocá-lo lateralmente são uma boa opção de prática.
Mobilidade do punho e tensão
Por fim, um dos mais importantes pilares para a fundamentação dos primeiros passos no violino é a mobilidade do punho. Assim, para desenvolver essa mobilidade é necessário conciliar os dois últimos fundamentos e explorar os movimentos. Ademais, é importante que tudo ocorra de forma a não tencionar os dedos, braços, ombros e pescoço.
Apesar de parecer simples, a postura para tocar o violino requer um pouco mais do físico e tomar esses cuidados é fundamental. Uma dica é sempre tentar segurar o arco como se fosse uma frágil pluma que não pode escapar dos dedos, mas também não pode ser partida com a força. Assim, estará mantendo firme os dedos, sem necessariamente precisar fazer força. Ademais, é importante que explore a anatomia do talão, uma vez que ele permite estabilidade sem forçar.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os primeiros passos no violino é fundamental que tenha coragem e persistência. Isso porque, o violino é um instrumento desafiador, mas que pode ser facilmente aprendido e descomplicado com a técnica correta. Evitar vícios posturais e manter uma rotina inicial de treinos é fundamental e, para isso, um professor pode ser uma ótima ideia.