Praticamente todos nós queremos conquistar a tão almejada casa própria, e finalmente poder dizer que conseguimos este bem. Entretanto, existem certos pontos que você precisa saber antes de comprar o seu primeiro imóvel.
Seja encarando um financiamento, um empréstimo com garantia ou após anos de poupança, aqueles que alcançam este objetivo já são vitoriosos. Ainda sim, comprar uma casa demanda muitos outros processos além de simplesmente pagar.
Para colocar você, nosso caro leitor mais a par sobre esta situação, no artigo de hoje, apresentaremos para quem nos acompanha o que é preciso saber antes de comprar o seu primeiro imóvel.
Aproveite e boa leitura!
Tenha em mente que você não está adquirindo qualquer produto
Orgulhosos e conquistadores são aqueles que conseguem alcançar esta meta que é comum na vida de tantos brasileiros. Mas, antes que possa se tornar parte de um destes, existem cuidados a serem tomados.
Um imóvel é muito diferente de qualquer outro produto que se vende no mercado comercial. Para se adquirir efetivamente um, é necessário passar por algumas etapas essenciais para que não ocorra problemas futuros.
A papelada pode ser um tanto extensa e, dependendo do local escolhido, podem demandar uma constante visita ao Cartório de Registro de Imóveis responsável pela sua propriedade.
Listamos a seguir alguns pontos que devem ser observados para que você consiga comprar sua casa ou apartamento sem quaisquer problemas. O que desejamos ao entrar em nossa casa é paz, e não mais cobranças. Estes pontos são:
Cuidado com preços muito baratos
Faça uma pesquisa pela região antes de comprar um bem na mesma, a fim de descobrir quais são as vantagens comerciais encontradas nesta e o preço médio dos terrenos locais.
Caso lhe apareça uma oportunidade muito mais barata e atrativa das outras, fique atento. Muitas casas com irregularidades tanto físicas quanto em relação a sua documentação são vendidas pelos próprios proprietários.
Estes não podem colocar o bem em questão em imobiliárias, visto que estas recusam o mesmo pelo fato de que qualquer problema que venha acontecer com o comprador, esta será responsabilizada.
Assim, eles optam por oferecer a propriedade sem qualquer consulta ou o aval necessário para que a mesma possa ser vendida. Ainda que a transação saia mais em conta, o barato pode vir a custar caro no futuro.
Dê preferência por locais com vantagens comerciais
As vantagens comerciais são os serviços que pode se encontrar próximo a sua residência. Coisas como padarias, supermercados, farmácias, entre outros, em proximidades, oferecem um maior conforto para você e sua família.
Conseguir uma casa que possua destes em suas proximidades não é uma vantagem apenas do primeiro imóvel, mas para qualquer propriedade que seja adquirido futuramente,
Mas, como um primeiro imóvel, ter o bem próximo a estes benefícios é um adicional. Muitas pessoas que conseguem sua primeira casa estão começando suas vidas e ter a sua disposição estes serviços pode tornar a experiência ainda mais satisfatória.
Além disso, isto evita que aqueles que iniciaram agora já busquem por um novo local. Ninguém gosta de morar longe de tudo, em um local que sequer tem uma farmácia por perto, principalmente no início.
Registrar a propriedade é imprescindível
Muitas pessoas que adquirem um novo lar não estão cientes de certas coisas que devem ser feitas para o regularizar. O registro do imóvel é um dos documentos mais importantes em relação à propriedade.
Afinal, é através deste e da matrícula que se pode constatar o nome do proprietário legal do bem. Logo, para que seja reconhecido pela lei como dono do local, é necessário que este esteja devidamente registrado em seu nome.
Este processo é realizado no Cartório de Registro de Imóveis responsável pelo terreno em questão. Este será procurado algumas vezes durante o processo de compra, visto que o comprador deve estar presente na escritura, assim como precisa verificar se tudo no local está em ordem.
Somente com este documento reconhecido pelo órgão responsável é que o bem será vinculado ao seu nome. Sem este, a terra só poderá ser obtida por meio de usucapião, que demanda alguns anos para que suas exigências sejam cumpridas.
Ou, no pior dos casos, esta estará vinculada ao antigo proprietário. Estelionatários utilizam desta informação para fazer a venda do bem e, quando o negócio está fechado, eles clamam a posse, visto que possuem todos os documentos fiscais do bem em seu nome, exigindo que o comprador de boa fé seja despejado.
Portanto, mantenha-se atento neste quesito, evitando qualquer problema que possa acontecer. Se necessário, acione seu advogado, para que ele possa lhe colocar a par de tudo que é necessário para se efetivar o registro.
Conclusão
Só de conseguir realizar este sonho, você já é um vencedor. Ter a casa própria é algo almejado por todos, mas demanda certos cuidados durante o processo de aquisição. Fique atento aos pontos levantados no artigo que tudo sairá bem tranquilo.
Além disso procure adquirir uma propriedade que possa lhe trazer benefícios futuros, como por exemplo, uma vantagem a mais quando for necessário contratar um empréstimo com garantia de imóvel oferecido pela CashMe, para trocar sua casa por uma maior ou investir em outros bens.