Separação de pais e filhos, que geralmente estão muito apegados. Às vezes as crianças choram, às vezes os pais e, especialmente, as mães. Contudo, este é um período necessário e inevitável na vida da criança, que deverá ir para a escola para aprender e se desenvolver como pessoa e intelectualmente. E, porque os pais estão fazendo o bem para a criança, devem ficar tranquilos com essa nova fase na vida de todos. Por isso, saiba como lidar com o primeiro dia de aula das crianças de maneira mais leve e mais tranquila, tanto para as crianças, como para os pais.
Atividades relaxantes e gratuitas: dicas para você fazer em casa e desestressar
Dicas para os pais
Se você é pai ou mãe e agora, depois de muito tempo cuidado do seu pequeno em casa, tem que deixá-lo ir para a escola, uma dica para passar bem o primeiro dia de aula é estar disponível, perto da escola. Há algumas escolas que permitem que os pais fiquem esperando na recepção até que a aula acabe.
Isso acontece, pelo menos, durante o período de adaptação das crianças e dos pais. Dessa forma, pode-se acompanhar de perto como a criança está e como ela é tratada na escolinha escolhida. É claro que, nem sempre, isso é possível, já que muitos pais têm que voltar ao trabalho. Contudo, se você tem disponibilidade de tempo, esta é uma boa opção para se tranquilizar.
Além disso, você é adulto e precisa se manter confiante, uma vez que, caso a criança perceba a sua ansiedade diante da situação, ela ficará ansiosa também. Entenda que você está fazendo o que é melhor para o seu filho e que ir para a escolinha faz parte de crescer. Será doloroso por alguns dias, mas, como tudo na vida, a adaptação melhorará e amenizará os sentimentos ruins.
Presentes para crianças: essa lista deixa qualquer criança feliz
Dicas para as crianças
Tente falar sobre a escola para a criança de forma positiva, antes de levá-la para as aulas. Faça isso durante alguns dias, criando expectativa de que ela se divirta no ambiente escolar e encontre outras crianças para brincar e compartilhar bons momentos com elas. Isso fará com que ela seja menos resistente quando tiver que ficar sozinha no local.
Mesmo assim, pode acontecer da criança chorar e sentir falta dos pais, especialmente no horário de entrada da escolinha. Isso porque é nesse horário que ela se sente “deixada” pelos pais e precisa despedir deles. Por isso, reforce sempre, positivamente, como você admira a criança por ter coragem de ir para a escolinha todos os dias e tudo que ela aprenderá e como ela crescerá naquele ambiente.
Além disso, explique para a criança como será a rotina dela. Isso porque, especialmente para crianças, é importante manter a rotina previsível. Se elas sabem o que acontecerá depois, elas não precisam ficar ansiosas, se perguntando qual será o próximo passo. Por isso, explique para o seu filho como é a rotina escolar, quando você deixará ele na escolinha e qual horário buscará todos os dias.
Como tomar decisões difíceis: siga essas dicas para decidir melhor