Um começo de alívio para uma parcela de brasileiros. A saber, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Tel Aviv, em Israel, às 14h12 do horário de Brasília desta terça-feira (10), com os primeiros 211 brasileiros resgatados após o Hamas atacar o país.
Com grande ansiedade, o voo deve durar cerca de 14 horas e a chegada está prevista para às 4h desta quarta-feira (11), em Brasília (DF).
Prioridade para a saída de Israel
Cabe mencionar que o governo deu prioridade para o embarque em Israel para as famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos.
Contudo, os nomes dos passageiros não foram divulgados oficialmente por uma questão de segurança.
Diante de toda a situação, conseguir voos de Israel para diferentes países tem sido difícil. Isso não apenas por conta da alta demanda, mas também pelos cancelamentos constantes de voos por companhias aéreas após a escalada do conflito.
Confira também: TV Globo deixará de funcionar para ESTES brasileiros no mês de outubro
Logística da operação
O primeiro voo da FAB faz parte de uma operação para repatriar cidadãos brasileiros em meio aos ataques do Hamas a Israel e a forte retaliação israelense na Faixa de Gaza.
A ação, batizada por Operação Voltando em Paz, tem ainda quatro voos previstos, com partidas diárias de Tel Aviv até sábado (14/10).
Confira a programação:
- Quarta-feira – 11/10: Avião com até 210 passageiros. Voo sem escalas, com previsão de pouso às 23h do mesmo dia no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro;
- Quinta-feira – 12/10: Avião com até 60 passageiros. Escalas em Lisboa (Portugal), Ilha do Sal (Cabo Verde) e Recife, com pouso previsto às 11h de sexta-feira (13/10) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo;
- Sexta-feira – 13/10: Avião com até 210 passageiros. Voo sem escalas com pouso previsto às 23h do mesmo dia no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro;
- Sábado – 14/10: Avião com até 210 passageiros. Voo sem escalas, com pouso previsto às 23h do mesmo dia no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Leia ainda: Está doente e não consegue trabalhar? Veja como dar entrada no AFASTAMENTO pelo INSS
Pedidos de repatriação
Vale ressaltar que até segunda-feira (9), cerca de 1,7 mil brasileiros solicitaram a expatriação para o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio de um formulário disponibilizado pelo governo. Contudo, o preenchimento do formulário por si só, não assegura o direito à repatriação.
Ainda mais, o Itamaraty orienta que os brasileiros que estejam em posse de passagens aéreas, embarquem nos voos comerciais disponíveis no Aeroporto de Ben-Gurion, que, apesar de toda a situação, continua operando.
Já em relação aos brasileiros na Palestina, o governo estuda um plano de evacuação para aqueles que desejam deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia.
A saber, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, segundo estimativas do Itamaraty, a maioria fora da área de conflito.
Com informações da BBC News
Veja também: Brasileiro que estava desaparecido em Israel é encontrado morto