Carol Dartora se tornou há algumas semanas a primeira mulher negra a ser eleita para o cargo de vereadora na cidade de Curitiba, no Paraná. Mas não deu muito tempo para comemorar o feito histórico. É que ela recebeu ameaças de morte.
A vereadora do PT do Paraná recebeu um e-mail com frases notadamente racistas neste último final de semana. “Eu juro, mas eu juro, que vou comprar uma pistola 9mm e vou te matar”, diz o e-mail em questão.
Em outro ponto do texto, é possível ver mais ofensas racistas. “Sua aberração. Macaca fedorenta”, diz o e-mail. Além disso, a pessoa que escreveu o texto ainda dá a entender que sabe o endereço da vereadora eleita.
Carola Dartora levou a denúncia para a Delegacia de Crimes Cibernéticos em Curitiba. Por lá, ela registrou portanto um Boletim de Ocorrência (BO). Em entrevistas, ela afirmou que o objetivo da denúncia é também estimular outras pessoas a fazerem o mesmo em casos de racismo como esse.
A Polícia deve investigar e descobrir quem é a pessoa que está por trás do e-mail anônimo em questão. Ainda não se sabe quanto tempo os agentes deverão demorar para fazer isso. Mas é quase certo que eles conseguirão encontrar o criminoso ou criminosa.
Crime em Curitiba
Dartora teve a terceira maior votação da eleição legislativa na Câmara dos Vereadores da cidade de Curitiba este ano. Ela, no entanto, não foi a única representante eleita que recebeu ameaças nos últimos dias.
Nas redes sociais, uma série de candidatas negras e trans vem denunciando uma série de perseguições. A maioria dessas perseguições, aliás, vem acontecendo de maneira anônima. A Polícia pretende investigar todos eles.