A maior apreensão de drogas em 2021 no estado de Minas Gerais aconteceu neste domingo (15) e foi por acaso. Isso porque o entorpecente foi encontrado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que estavam na cidade de Frutal, quando eles abordaram um caminhoneiro, na saída de um posto de combustível, para informar que a carga estava mal acondicionada na carroceria.
Em nota, a entidade revelou que, ao todo, foram apreendidas mais de cinco toneladas de substância análoga à maconha e duas pessoas acabaram sendo presas. Antes disso, o recorde registrado em 2021 tinha sido o ocorrido durante uma ação em Uberaba, quando policiais encontraram mais de três toneladas de maconha.
Segundo a PRF, a apreensão aconteceu no começo da manhã deste domingo (15), no momento em que os policiais estavam em atividade de ronda, mas precisaram entrar em um posto de combustível para abastecer a viatura.
Por lá, eles perceberam a movimentação de um caminhão, que estava com a carga mal ancorada e isso poderia acarretar em algum acidente. “Os policiais optaram por realizar a abordagem para orientar o motorista sobre as providências necessárias quanto à segurança”, informou a entidade.
Quando perguntaram ao condutor sobre a origem da carga, tanto ele, quanto um passageiro que estava no veículo, passaram a demonstrar um grande nervosismo, além de se conflitarem em suas versões.
“Ao serem informados pela polícia, que o interior da caixa seria checado, os transportadores informaram que o reservatório estava carregado com maconha”, revelou a PRF, que ainda relatou que os suspeitos disseram que a carga havia sido pega na cidade de Coxim, no Mato Grosso do Sul, e teria São Paulo, capital, como destino.
“Pelo transporte eles disseram que iriam receber R$ 5 mil cada. Após a confissão, os envolvidos e o caminhão foram levados para a Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Uberaba”, informou a corporação.
Depois do flagrante, o caminhão foi para o centro de pesagem e, por lá, constatou-se que, ao todo, havia 5.152 quilos da substância análoga à maconha. Por conta do fato, os acusados foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Uberaba, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Leia também: Casal é preso com 70 quilos de maconha em porta-malas de carro no interior de São Paulo