Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram uma grande apreensão na noite de quinta-feira (12) na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Por lá, os policiais interceptaram uma carga com mais de 58 mil itens como cigarros eletrônicos, essências e isqueiros.
Em nota, a PRF explicou que a apreensão ocorreu durante uma abordagem na BR-381. Na ocasião, os agentes pararam uma van com placas de Piraúba, também em Minas Gerais. No veículo haviam três pessoas: o motorista, de 35 anos, e outros dois homens, que não tiveram suas idades reveladas.
“Durante a fiscalização, os policiais encontraram, dentro da van, diversas caixas lacradas com 750 unidades de cigarros eletrônicos, essências para o uso dos cigarros e isqueiros, totalizando 58,7 mil itens”, explicou a PRF.
Não suficiente, os agentes também apreenderam notas fiscais supostamente falsas, visto que elas não condiziam com as mercadorias transportadas e ainda estavam com datas e itinerários diferentes do que o tomado pelos suspeitos.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista afirmou que havia pegado a mercadoria em São Paulo e tinha como destino a cidade de Piraúba, localizada na Zona da Mata (MG).
Dentre os itens apreendidos estava o cigarro eletrônico, que é uma mercadoria de circulação proibida no país, pois não tem a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para isso.
Após ser apreendida, a carga foi encaminhada para a Receita Federal de Varginha, em Minas Gerais, onde ficará armazenada até que a Justiça decrete a destruição dos produtos – resíduos que puderem ser reutilizados serão reaproveitados.
Com a perda dos produtos, calcula a PRF, os suspeitos deixaram de lucrar cerca de R$ 350 mil. Esse prejuízo pode aumentar, visto que a Justiça ainda pode decretar a perda da van utilizada no crime, avaliada em R$ 220 mil.
Os três acusados foram levados para a Receita Federal e, por lá, após serem ouvidos, acabaram liberados. De acordo com a corporação, eles devem responder por contrabando de cigarros eletrônicos e descaminho para isqueiros e outros acessórios.
Leia também: Idoso de 70 anos é preso com mais de 160 quilos de maconha no interior de SP