De acordo com a previsão do tempo divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), novas tempestades estão previstas para a Região Sul no início desta semana.
Assim, os acumulados podem chegar a 200 milímetros em 48 horas, o que gerou um alerta de “risco significativo” para os três estados da região.
Cabe mencionar que, mesmo após dias de tempo firme, os rios da região permanecem com alto nível, provocando transtornos nos estados.
ENEM 2023: Dicas para a reta final de quem deseja ARRASAR nas provas
Detalhes da previsão do tempo
A saber, as chuvas significativas relatadas na previsão do tempo aumentam o risco de inundações e deslizamentos de terra.
Além disso, uma região de cavado se formará nesta segunda-feira (16), no Rio Grande do Sul, podendo formar as primeiras chuvas intensas no estado. Os precipitados se espalharão durante a manhã pelo restante da região, podendo chegar como pancadas isoladas no Paraná.
No entanto, a situação muda com a chegada da noite. As chuvas se intensificam e as tempestades podem acontecer entre o sul e sudoeste do Paraná, deixando as áreas em alerta devido aos riscos.
Com isso, a possibilidade de inundações também aumenta, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Tempestades permanecem no início da semana
Já na terça-feira (17), as instabilidades avançam pelo Paraná, provocando chuvas intensas em praticamente todo o estado.
A mesma situação se repete em Santa Catarina, com maior probabilidade de chuvas no norte catarinense.
Em relação ao Rio Grande do Sul, as chuvas permanecem intensas na região de Porto Alegre.
Ao longo do dia, a intensidade das chuvas começa a diminuir, ficando entre fraca a média intensidade. Entretanto, elas se manterão intensas em alguns pontos de Santa Catarina e no Paraná.
Por fim, a partir do início da noite, as instabilidades estarão mais fracas, com as chuvas acontecendo com menor intensidade e de forma mais dispersa na região. Assim, os riscos de transtorno diminuem, visto que as chuvas permanecerão em apenas alguns pontos da Região Sul.
Veja ainda: FALTA POUCO! Bolsa Família começa EM BREVE! Veja quem recebe antecipado
Alertas da previsão do tempo
Você pode conferir em detalhes os alertas e todas as informações da previsão do tempo, em especial sobre as regiões em foco, diretamente no site do Inmet.
- Clique aqui para conferir o alerta vermelho, classificado em grau de severidade “Perigo”;
- Clique aqui para visualizar o alerta amarelo, classificado em grau de severidade “Perigo Potencial”.
Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia
Confira também: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana (15/10 a 21/10)