A previdência privada é um dos melhores produtos financeiros para quem quer se planejar para o futuro. Isso porque é uma excelente forma de ter bons rendimentos, baixo custo de impostos e também é uma das melhores formas de fazer um planejamento sucessório. Por conta disso, muita gente acaba contratando em diversas idades.
Porém, é comum que haja um questionamento sobre até qual idade é possível contratar uma previdência privada. Por isso, hoje vamos entender quais as vantagens desse produto e até quantos anos é possível contratar uma.
Como funciona a previdência privada?
A previdência privada é uma forma de guardar dinheiro para o futuro e, com isso, ter mais tranquilidade na aposentadoria. Isso porque ela funciona como a previdência comum: o contribuinte faz os pagamentos mensais e, após um tempo, saca os valores mensalmente até seu falecimento. Contudo, não é tão simples fazer uma.
Isso porque a maioria das previdências privadas são ruins. Conforme um levantamento feito pelo Brasil123, os maiores fundos de previdência privada são ruins. Confira aqui. Por isso, o ideal é procurar um fundo que tenha bons rendimentos, gestores comprovadamente qualificados e com reputação ilibada. Atualmente, existem diversas opções que cumprem esses requisitos.
Além disso, um ponto positivo é que a previdência privada se soma à previdência comum. Com isso, na aposentadoria, você recebe o salário do INSS e também do seu próprio investimento. Dessa forma, você consegue ter um salário maior durante toda a idade de aposentadoria.
Porém, nem sempre o salário precisa ser pago. O contribuinte pode optar por não receber o valor e, com isso, deixar como herança para os herdeiros. Isso porque a previdência privada não entra em inventário. Com isso, em caso de falecimento, o dinheiro vai diretamente para a conta dos beneficiários cadastrados, sem passar por nenhum processo de embargo de justiça. O pagamento normalmente entra na conta dos beneficiários em até 10 dias.
Até quantos anos posso contratar uma?
A lei brasileira não limita uma idade para que as pessoas possam efetuar a contratação de uma previdência privada. Isso porque, como falamos anteriormente, nem sempre o produto é destinado para gerar uma renda no futuro. Existem outras finalidades para o produto para quem quer investir.
Dessa forma, a previdência privada é boa para quem quer preparar a sucessão de patrimônio, para quem quer investir sem a incidência de come-cotas (em especial em fundos de renda fixa) e também para quem quer ter uma menor alíquota de imposto de renda nos investimentos, dado que, após 10 anos, o imposto de renda desse investimento é de 10%.
Por isso, qualquer pessoa pode contratar uma previdência privada. Contudo, é preciso entender qual a finalidade desse investimento e também se organizar financeiramente para que esse investimento não precise ser utilizado.