O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se atualmente no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde passará por um procedimento para restaurar a articulação do quadril. Ele deu entrada na unidade por volta das 8h desta sexta-feira (29). A hora exata do procedimento não foi divulgada, no entanto, está programada uma coletiva de imprensa com a equipe médica ao final do dia.
Veja mais detalhes a seguir.
Do que se trata a cirurgia de Lula?
Lula enfrenta um quadro de artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, caracterizado pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações, resultando em dores e possíveis limitações de movimento. Nas últimas semanas, o presidente tem manifestado incômodos com maior frequência e demonstra otimismo em relação ao resultado do procedimento.
A intervenção cirúrgica, realizada sob anestesia geral, está prevista para ter uma duração de algumas horas, e estima-se que Lula permanecerá hospitalizado até a terça-feira (3).
Ademais, não há previsão para que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência da República durante esse período.
Veja também: Novo PAC – Seleções: Lula lança programa com foco no emprego
Próximos compromissos de Lula
Após receber alta hospitalar, o presidente Lula seguirá para o Palácio da Alvorada, sua residência oficial, onde exercerá suas atividades por um período de quatro semanas, enquanto se recupera plenamente do procedimento. A equipe da Presidência informou que Lula não realizará viagens durante as quatro a seis semanas subsequentes à cirurgia.
Ademais, seu próximo compromisso internacional está agendado para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no final de novembro. Em seguida ele fará uma visita à Alemanha nos dias 4 e 5 de dezembro.
Afinal, o que é artrose?
A osteoartrose, também conhecida como artrose, é uma condição que pode afetar qualquer pessoa e está relacionada ao desgaste da cartilagem que reveste as articulações. Esse desgaste da cartilagem, que ocorre naturalmente com o envelhecimento, é chamado de artrose.
Nas fases iniciais desse desgaste, a cartilagem se torna áspera, aumentando o atrito durante os movimentos das articulações. Quando a destruição da cartilagem é completa devido ao processo degenerativo, a condição é classificada como artrose grave, e há desgaste ósseo presente. Esse atrito nas articulações provoca inflamação, um processo conhecido como artrite, o que leva a doença a ser também chamada de osteoartrite.
Veja também: ACABA DE SAIR! Lula aprova novo AUXÍLIO EMERGENCIAL; veja quem recebe
Quais são as causas dessa doença?
A artrose é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, especialmente na terceira idade, como é o caso do presidente Lula. Por muito tempo, pensou-se que era algo normal que acontecia com o envelhecimento, devido ao desgaste das articulações.
No entanto, além do envelhecimento, outros fatores também influenciam o risco de desenvolver artrose, como:
- Estar acima do peso (maior risco de artrose nos joelhos);
- Ser do sexo feminino (mulheres têm 3 vezes mais chances de desenvolver artrose);
- Ser pouco ativo fisicamente;
- Ter predisposição genética;
- Realizar atividades que forçam muito as articulações no trabalho;
- Praticar esportes de alto impacto;
- Sofrer traumas nas articulações;
- Ter doenças articulares, como artrite reumatoide;
- Ter doenças musculares;
- Apresentar deformidades ósseas;
- Ter diabetes.
Além disso, a artrose pode ser dividida em dois tipos: primária e secundária. A primária acontece sem causas evidentes, exceto a idade. A secundária ocorre devido a outros fatores, como os mencionados acima.
Como ocorre o diagnóstico?
O diagnóstico da artrose é feito pelo médico através da análise de coisas como a idade da pessoa, o tipo de dor e o que pode ser notado durante um exame físico. Geralmente, não são necessários muitos exames.
No entanto, às vezes, é pedido que a pessoa faça exames de imagem, como raio-x, ultrassom ou tomografia, para ver o desgaste nas articulações. Isso ajuda o médico a saber como está progredindo a condição e se o tratamento está funcionando bem.
Por fim, para ter certeza de que a artrose está sendo tratada da maneira correta e para evitar que o corpo sofra danos graves, é importante visitar o médico regularmente. Dessa forma, é possível identificar o desgaste nas articulações logo no início.
Veja também: Lula promete levar internet para todas as escolas do país