Nesta segunda-feira, 27, o presidente da França, Emmanuel Macron, foi surpreendido por uma ovada enquanto discursava em um evento no país na cidade de Lyon. Embora o alimento não tenha quebrado ao se chocar com o presidente, o susto do líder francês o fez ser escoltado pelos seguranças.
A polícia local identificou o agressor que, ao jogar o ovo contra Emmanuel Macron, clamou “viva a revolução”. O homem foi preso no local do incidente. “Se ele tem algo a me dizer, deixe-o vir”, proferiu o líder francês em resposta ao ataque. O acontecimento ocorreu em meio a um encontro entre Macron e profissionais de restaurantes durante uma feira de catering e hotelaria.
Na ocasião ele foi recepcionado por representantes da indústria devido ao fato de ter viabilizado um auxílio estatal para as empresas do ramo de hospitalidade durante a pandemia da Covid-19, conquistando o apoio da classe.
Porém, o presidente ainda teve tempo de anunciar algumas medidas de fomento aos restaurantes e ao setor de hotelaria. Entre elas estão a isenção do imposto cobrado sobre gorjetas pagas com cartão em todos os estabelecimentos que desejarem se credenciar. A iniciativa foi bastante aclamada pelos profissionais da área.
Vale lembrar que a insatisfação com o presidente retratada em atos agressivos não é novidade. Isso porque, no mês de junho deste ano, o presidente levou um tapa na cara durante uma caminhada.
Na época, a equipe de segurança de Macron rapidamente interveio, imobilizando o homem no chão e o afastando de Macron. Além do mais, outras duas pessoas também foram presas por se relacionarem ao caso. O tapa na cara foi dado enquanto Macron visitava a região de Drome, situada no Sudeste da França. Lá ele se encontrou com proprietários de restaurantes e estudantes, com os quais debateu a volta da rotina no pós pandemia.
A agressão aconteceu enquanto Macron caminhava rumo à multidão de apoiadores que estavam separados por uma bandeira de metal. O tapa foi dado enquanto o presidente estendia a mãos para cumprimentar um homem que foi descrevido pelo uso de camisa verde, máscara facial de proteção e óculos. No instante o homem gritou “Abaixo a Macronia” (A Bas La Macronie) e deu um tapa no rosto do presidente da França.
Tanto a identidade do agressor quanto as razões que levaram a esta situação não foram divulgados até então. Ressaltando que ao golpear Macron o homem esbofeteou o líder gritando “Montjoie Saint Denis”, um grupo de guerra dos exércitos franceses na época da monarquia. Após o ocorrido, o homem foi conduzido para longe e o presidente permaneceu por alguns instantes junto à multidão.
O agressor foi condenado a 18 meses de prisão, mas foi liberado em setembro. Em 2017, quando ainda era candidato à presidência, ele foi atingido por outro ovo quando visitava o Salão da Agricultura de Paris. Agora, aos 43 anos de idade, ele tenta se reeleger à presidência da França.