Na tarde deste domingo, dia 08 de janeiro, Brasília foi vítima de ataques antidemocráticos com a invasão da sede dos três poderes políticos do Brasil. Enquanto isso, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, partido do ex-presidente Bolsonaro, repreendeu os ataques.
Os ataques ocorreram por parte de bolsonaristas radicais que, em grande número, conseguiram driblar o fraco policiamento no local. Com isso, eles conseguiram invadir o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Planalto. Além disso, existe também relatos de agressão aos próprios policiais e jornalistas.
O presidente do PL afirmou que os ataques não representam o partido e nem o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Vale lembrar que o ex-presidente está nos Estados Unidos desde a sua fuga no penúltimo dia de seu cargo.
Presidente do PL realiza publicações
Com a tentativa de livrar a barra de seu partido e também da principal figura do partido, o presidente do PL, Valdemar Costa, disse: “Esse movimento de Brasília hoje é uma vergonha para todos nós e não representa o nosso partido, não representa o Bolsonaro”.
Além disso, em outro vídeo, o presidente do PL apontou ainda que não apoia os movimentos terroristas e que “a polícia e os setores de segurança têm que fazer a sua parte”.
“Nós não apoiamos esses movimentos. Nós apoiamos, sim, pátria, família e liberdade. Apoiamos os movimentos de bem. Esse movimento de Brasília hoje foi uma vergonha para todos nós”, disse Valdemar Costa Neto.
A relação de Valdemar com o TSE
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, tenta começar 2023 com uma leve aproximação ao TSE para dar seguimento a rotina política do partido, porém enfrenta os embargos de Jair Bolsonaro, principal figura política do partido atualmente.
Apesar disso, o presidente do PL, vem tentando agendar conversas junto ao Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, a fim de acalmar os ânimos após as eleições para a presidência.
Vale lembrar que Valdemar Costa Neto esteve à frente dos grandes questionamentos feitos sobre o resultado da urna eletrônica na eleição para a presidência da república. A interlocutores, Valdemar tem admitido que está arrependido de ter movido a ação. E quer fazer chegar a Moraes esse arrependimento.
Consequências do atentado deste domingo (08)
A tentativa de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, em se aproximar do TSE deve ficar mais difícil após os ataques realizados por grupos pró-Bolsonaro neste domingo, dia 08 de janeiro.
Sobre os ataques, o Ministério da Gestão informou em nota divulgada neste domingo (8) que fará um levantamento dos danos ao patrimônio público decorrentes dos atos de terrorismo praticados por bolsonaristas golpistas na área central de Brasília.
Segundo o ministério, o valor apurado será cobrado dos responsáveis pelos atos terroristas.
“O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos lamenta os atos antidemocráticos ocorridos neste domingo (8/1) na capital federal e informa que irá fazer um levantamento dos danos ao patrimônio público para buscar ressarcimento junto aos responsáveis”, diz a nota.