O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, tomou a sua primeira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com as informações da presidência do país, ele tomou essa dose na manhã desta sexta-feira (12).
Eles não divulgaram qual foi a vacina que ele tomou. Mas sabe-se que ele vai tomar a segunda dose antes do próximo dia 9 de março. Esta é uma data importante porque é a posse do segundo mandado do presidente.
Vale lembrar que Rebelo tem 71 anos de idade. Assim, dá para dizer que ele não furou a fila da vacinação contra a Covid-19 no país. A União Europeia está vacinando os seus cidadãos desde o final do último mês de dezembro.
Há algumas semanas, Portugal realizou a sua eleição presidencial. Mesmo com uma abstenção recorde por causa da pandemia, Marcelo venceu em primeiro turno com quase 70% dos votos válidos na disputa.
Isso mostra portanto que ele ainda goza de uma grande popularidade dentro do país. Tudo isso se dá ao fato da atuação dele na pandemia. Ele acabou virando um dos grandes exemplos positivos de como se comportar em momentos de crise.
Pandemia em Portugal
O problema é que o exemplo de Portugal já não é mais perfeito. É que desde o final de 2020 o país vem registrando um enorme aumento de novos casos e de mortes por causa do coronavírus. Há um claro perigo de colapso no sistema de saúde.
De acordo com os dados oficiais do país, mais de 15 mil pessoas já morreram e mais de 781 mil pessoas já contraíram o vírus. Os números são bem menores do que os do Brasil. Seja como for, é preciso considerar que a população de lá é muito menor.
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para acompanhar todas as notícias!