O presidente da China, Xi Jinping ligou para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para pedir uma parceria entre os dois países. A conversa aconteceu nesta quarta-feira (10). Aliás, já era quinta-feira (11) na China.
De acordo com informações da TV estatal da China, Xi pediu a colaboração dos Estados Unidos em assuntos internacionais. Ele disse ainda que a briga comercial entre os dois países “seria um desastre” para o mundo inteiro.
Jinping também disse que os Estados Unidos olhem com cautela para assuntos mais polêmicos. Aqui, ele provavelmente estava falando sobre a situação dos protestos em locais como Taiwan e Hong Kong.
Representantes da Casa Branca também falaram sobre o encontro. Eles afirmaram que Biden pediu cooperação da China sobre a questão do aquecimento global. De acordo com a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos entende que as grandes potências do mundo precisam se unir sobre esse assunto.
Biden também pediu cooperação da China sobre a questão da proliferação nuclear. Aqui ele está falando sobre um maior controle de armas nucleares como em países como Irã e Coreia do Norte, por exemplo. Mas tema é bastante polêmico.
Biden e a China
A relação dos Estados Unidos com a China é certamente um dos assuntos mais delicados para Joe Biden. Durante a campanha, o seu adversário Donald Trump o acusou de ser parceiro do país asiático. Biden tentou mudar um pouco essa imagem.
Mas o fato é que é inegável que as relações entre Biden e a China sejam menos turbulentas do que as relações de Trump com o mesmo país. Seja como for, agora só resta esperar para saber como as duas maiores potências do mundo irão se comportar daqui para frente.