Uma declaração do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, na tarde de ontem (03), o fez se tornar um dos assuntos mais comentados das redes sociais. Em um evento no Palácio do Planalto, em Brasília, o executivo revelou que descobriu apenas recentemente que existem pessoas que moram em lixões.
Leia também: Bandidos explodem agência da Caixa no Rio de Janeiro
A fala foi feita durante uma solenidade organizada pelo Governo em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. No vídeo abaixo é possível constatar a fala do executivo.
“Há três semanas nós visitamos alguns lixões. E o que a gente viu é algo que eu nunca tinha pensado que existisse. Pessoas morando nos lixões, e vivendo no chorume”, declarou.
Em 1500, Pedro Álvares Cabral "descobriu" o Brasil. Em 2020, Pedro Guimarães, presidente da Caixa, descobriu que tem gente que mora no lixão no Brasil. Em 2500, a gente descobre que arma mata. pic.twitter.com/rLIW1mZM4D
— Francisco Neto (@i_me_mine) December 4, 2020
Financiamento aos lixões
Na próxima semana será aberto o primeiro edital de financiamento aos lixões. Segundo o presidente da Caixa, “apesar de ser uma responsabilidade das prefeituras, esse governo termina novas obras e vai atrás da ajuda daqueles que precisam”.
A iniciativa faz parte de um projeto que começou neste ano. Em 2020, tanto o presidente da Caixa quanto os executivos do banco têm percorrido diversas cidades brasileiras, a fim de conhecer melhor a realidade dos brasileiros.
“Nós não teríamos descoberto tudo o que estamos vendo”, afirmou Guimarães sobre o projeto. “Faremos pelo menos 160 finais de semana até dezembro de 2022. Quando nós viajamos, nós realmente descobrimos algo diferente”, concluiu.
Ainda bem que o presidente da Câmara está andando e vendo a realidade da pobreza, dos invisíveis! Uma que quando mostram as notícias, eles só mostram capitais,. Mas andando a realidade dos interiiranos vê muita coisa feia! Situações difíceis… Um mundo muito difícil!!