A partir de janeiro de 2023, o governo eleito nas eleições de 2022 assumirá e, com isso, muitos já temem a elevação do preço. Por isso, prepare o bolso, porque essas contas devem ficar mais caras em 2023 e a previsão é de que haverá um aumento considerável logo em um dos impostos mais custosos do início do ano: o IPVA 2023.
Todo início de ano, os brasileiros são tomados por contas de todos os lados, afinal, são os impostos de veículos automotores, impostos residenciais, materiais e matrículas escolares. Por isso, se existe algo que o brasileiro médio não quer saber é que essas contas devem ficar mais caras em 2023.
No entanto, prepare o bolso, pois isso deverá acontecer a partir de janeiro com a chegada do IPVA. Até mesmo aqueles que andam a pé terão que lidar com o aumento de impostos prediais e com as contas fixas mensais como água, luz e internet, por exemplo. Veja mais:
Quais contas devem ficar mais caras em 2023
Para começar bem o ano novo, as eleições de 2022 deixaram claro que os Três Poderes da Constituição Federal não estão se dando muito bem. Por isso, já se espera que o Legislativo entrará em conflito com o Executivo e, no meio dessa briga política, a população fica perdida.
Para corroborar essa afirmação, muitos já estão sabendo que algumas contas devem ficar mais caras em 2023, como se já não bastasse a quantidade de impostos que os brasileiros pagam de forma compulsória.
Ao menos três contas já garantiram que haverá aumentos consideráveis para o bolso do consumidor. Portanto, se você possui um emprego formal, reserve uma quantidade de dinheiro do seu 13° salário para pagar algumas dessas contas que, para piorar a situação, devem chegar no início do ano.
Contas mais caras para 2023
IPVA 2023
Entre as contas mais caras para 2023, o IPVA é uma delas, visto que, no ano que vem, o aumento será de 22%. Isso acontecerá por causa da valorização incomum dos veículos que se deu nos últimos anos em decorrência de uma demanda maior de consumidores para uma oferta menor.
Por isso, com base no IPCA, os veículos tiveram aumento inflacionário de 8,1% e essa valorização será sentida no pagamento do IPVA 2023.
Luz
A luz também é uma das contas que devem ficar mais caras em 2023, já que terá um reajuste de até 5%. Mesmo assim, a notícia boa é que a bandeira verde pode continuar, ou seja, sem cobrança adicional.
Aluguel
Por fim, os inquilinos vão sofrer no ano que vem, já que o aluguel é uma das contas que vão ficar mais caras em 2023. Afinal, o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) manterá um acumulado de 5,58% em um ano.