A preparação para o concurso do INSS exige muita dedicação e algumas horas de estudo. O certame disponibiliza 1.000 vagas que serão disputadas por cidadãos de todo o Brasil.
As vagas são de nível médio e são para o cargo de Técnico do Seguro Social. Aliás, o edital do concurso deve sair em até seis meses. Ou seja, até dezembro de 2022 ele será divulgado.
Além disso, a banca organizadora deverá ser definida em dois meses, entre julho e agosto. Seguindo o cronograma sugerido, as provas devem ocorrer 4 meses após a publicação do edital, mas o prazo pode diminuir para 2 meses.
Cronograma sugerido
“No entanto, em função do grande déficit de pessoal e da pressa na contratação de novos servidores, o edital deverá ser aberto bem antes disso”, diz Viviane Rocha, professora de Técnicas e Planejamento Estratégico de Estudos nos cursos da Central de Concursos.
O cronograma do projeto básico do concurso está um pouco mais acelerado. É possível que o processo seja concluído em 23 dias. Então, veja a seguir:
- Definição das vagas do concurso INSS: 3 dias;
- Elaboração do projeto básico: 8 dias;
- Envio do projeto básico às bancas organizadoras: 1 dia;
- Recebimento das propostas das bancas: 5 dias;
- Escolha da banca: 1 dia;
- Elaboração do contrato: 6 dias;
- Assinatura do contrato: 10 dias;
- Elaboração do edital: 5 dias;
- Publicação do edital: 4 meses antes da data da prova.
De acordo com Marco Brito, coordenador pedagógico da Degrau Cultural, quando o edital for divulgado, o INSS precisa cumprir um intervalo de quatro meses até a realização das provas, conforme determina o decreto presidencial 9.739/19.
Como realizar a preparação para o concurso do INSS?
Diante da disputa muitos cursos preparatórios traçam o passo a passo da preparação para o concurso do INSS. É possível estudar sozinho, entretanto, no cursinho o conteúdo é direcionado para o que cai nas provas do Instituto.
Além disso, há diversas opções que se enquadram na rotina dos candidatos. Cursos online, EaD e presenciais e plataformas para resolução de questões são as melhores opções disponíveis.
“Saliento a necessidade de fazer uma procura e buscar cursos especializados em preparação para concursos, apostilas com conteúdo atualizado e com resolução de questões que vão validar a absorção dos conteúdos”, completa Viviane.
A prova do concurso do INSS
Caso a estrutura do certame siga a mesma da última prova, aplicada em 2016, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, que abrangem disciplinas de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Em que:
- 50 itens são de conhecimentos básicos, como língua portuguesa, direito constitucional e direito administrativo, informática e raciocínio lógico; e
- 70 itens se direcionam aos conhecimentos específicos, como legislação previdenciária.
“Das 120 questões da prova do concurso de 2015, 70 foram sobre seguridade social, que é a legislação previdenciária. Então, na hora de se elaborar um plano de estudos, é indispensável que os candidatos dediquem mais tempo a essa disciplina. No entanto, todas precisam ser estudadas com seriedade. Nenhuma deve ser negligenciada”, alerta Brito.
Apesar de haver o prazo de seis meses, o edital pode ser lançado a qualquer momento. Por isso, é indispensável que o candidato inicie seu cronograma de estudo o mais rápido possível para ter tempo suficiente para se preparar.
Os especialistas dão algumas dicas. Viviane aconselha:
- “O ideal é que o candidato tenha um planejamento de estudos, que os dias e horários sejam organizados de forma realista e que leve em consideração todos os compromissos pessoais e profissionais”;
- “A quantidade de horas ideal é aquela que o candidato termina o dia com a sensação de dever cumprido. Por isso que o planejamento deve ser realista. Use o seu tempo de forma inteligente”;
- Ela completa que o candidato deve estabelecer um cronograma com metas diárias, semanais e mensais, intercalando o estudo de novos conteúdos com a revisão dos temas já vistos.
Para Brito o ideal é que o candidato reserva quatro horas diárias para os estudos:
- “No entanto, o mais importante são a constância e a qualidade desse tempo. É fundamental que o concorrente faça um cronograma de estudo real, que, de fato, possa ser cumprido diariamente”, alerta.
Se estiver dentre os candidatos que estuda e trabalha, otimize o tempo para ganhar mais horas de estudo. E ainda:
- Cumpra seu plano de estudos à risca;
- Não dispense a possibilidade de se matricular em um curso preparatório. Porém, estudar em casa é essencial para aprofundar os conhecimentos;
- Leve em consideração o programa do concurso anterior. Após o lançamento do edital, foque no novo conteúdo programático
- Estude a teoria e, em seguida, realize pelo menos dez exercícios de fixação sobre o assunto estudado;
- O ideal é estudar pelo menos duas disciplinas diariamente, porém, não exceda esse número;
- Resolva também provas anteriores do INSS e de outros órgãos federais até o lançamento do edital. Após isso, foque nas provas da banca selecionada.
- Faça revisões periódicas de todas as matérias. Isso é tão importante quanto estudar assuntos novos e fazer questões;
- Utilize estratégias: faça resumos, crie mapas mentais, estude em voz alta, leia PDFs, ouça aulas gravadas e assista a vídeos de aulas. Permaneça realizando as que mais te ajudem a fixar o conteúdo;
- Avalie seu desempenho participando dos simulados feitos por cursos preparatórios;
- Durante a preparação para o concurso do INSS, procure realizar atividades físicas e uma boa alimentação;
- Descansar e não perder horas de sono são importantes: uma noite de sono recarrega as energias para o dia seguinte;
“A preparação para concurso é um momento de renúncias e sacrifícios. No entanto, não deixe de destinar um tempo para a sua saúde mental, de fazer coisas que lhe dê prazer e do convívio familiar. Mas evite exageros, baladas e atividades que possam lhe trazer prejuízos físico e mental”, completa Brito.