O Enjoei encerrou o terceiro trimestre deste ano com um resultado bastante negativo. A saber, a empresa brasileira de comércio eletrônico registrou um prejuízo líquido de R$ 23,256 milhões entre julho e setembro. Esse valor representa um crescimento de 185% na comparação com o prejuízo registrado no mesmo período de 2020 (-R$ 8,147 milhões).
Embora o prejuízo tenha disparado no comparativo anual, o Enjoei conseguiu elevar em 16% a sua receita líquida em relação ao segundo trimestre deste ano. Em resumo, o montante passou de R$ 22,339 milhões entre abril e junho para R$ 25,913 milhões entre julho e setembro de 2021.
De acordo com a empresa, esse a receita cresceu no período graças à redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS). “Com a mudança de sede da companhia para Barueri/SP, no mês de julho, tivemos diminuição dessa alíquota em 3,0 pontos percentuais, saindo de 5% em São Paulo para 2% em Barueri”, disse o Enjoei.
Graças a isso, o resultado financeiro da empresa de comércio eletrônico passou do vermelho para o azul no trimestre, totalizando R$ 4,895 milhões.
Em contrapartida, o Ebitda, que representa os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ajustado ficou no vermleho no trimestre. Em suma, o indicador despencou de R$ 4,617 milhões negativos no terceiro trimestre de 2020 para R$ 17,274 milhões negativos no mesmo período deste ano.
Redução dos consumidores e aumento das despesas prejudicam Enjoei
O Enjoei revelou que houve dois principais fatores que fizeram a empresa ter um desempenho mais fraco no trimestre. O primeiro foi a redução na quantidade de novos compradores, que tombou 9% no comparativo anual, totalizando 166 mil. Segundo o Enjoei, esse resultado refleta o recuo de 19% nas despesas com marketing da empresa.
O segundo fator fundamental para o fraco desempenho no trimestre foi o aumento despesas gerais e administrativas. Em síntese, o Enjoei gastou 106% mais do que o havia feito no mesmo período do ano passado, somando R$ 14,7 milhões.
Isso ocorreu por causa do aumento de salários e encargos, e devido a dissídios e maior número de funcionários. Ao mesmo tempo, houve elevação da depreciação e da amortização e dos serviços de tecnologia no trimestre.
Por fim, também houve aumento do custo do serviço prestado (CSP). Nesse caso, o Enjoei encerrou o trimestre com um custo de R$ 18,8 milhões, contra R$ 13,9 milhões no mesmo período de 2020.
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