Mais de 45 mil famílias fizeram a solicitação para o Auxílio Emergencial nas primeiras 6 horas de abertura do sistema nesta quarta-feira (17), de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (MG).
A saber, podem solicitar o benefício destinado ao enfrentamento das consequências sociais e econômicas da pandemia da Covid-19 as famílias em situação de extrema pobreza e pobreza inscritas no CadÚnico, com estudantes matriculados na rede municipal de educação; além de outros 19 grupos.
O Programa Auxílio Belo Horizonte foi instituído por legislação aprovada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da Lei 11.314/2021 e vai beneficiar cerca de 380 mil famílias, injetando R$ 240 milhões na economia.
Como solicitar o Auxílio Emergencial Belo Horizonte?
Ao acessar a plataforma através deste link, o responsável familiar deve informar o CPF e o primeiro nome.
Em seguida, deve conferir e confirmar os dados pessoais; ler e aceitar o termo de adesão do benefício e, por fim, solicitar o pagamento.
Caso exista alguma inconsistência ou erro nos dados, o responsável familiar poderá corrigir a informação.
Qual o valor do benefício?
Os subsídios serão distribuídos da seguinte maneira:
- R$600,00 por família em situação de vulnerabilidade, disponibilizado em seis parcelas mensais e consecutivas de R$100,00;
- R$600,00 por família em situação de pobreza, disponibilizado em seis parcelas mensais e consecutivas de R$100,00;
- R$1.200,00 por família em situação de extrema pobreza, disponibilizado em seis parcelas mensais e consecutivas de R$200,00;
- R$100,00 mensais por família com estudante matriculado na Rede Municipal de Educação, disponibilizado até a regularização da oferta da alimentação escolar.
Pagamentos
O pagamento da primeira parcela dos subsídios será realizado no mês seguinte ao da solicitação, por meio de depósito bancário em nome do responsável pela unidade familiar.
Assim, foram definidas datas para que as famílias realizem a solicitação e iniciem o recebimento do benefício. O objetivo é garantir que aquelas famílias que perderam o prazo ou que tiveram algum problema com o cadastro tenham tempo de corrigir possíveis erros e acessar o Auxílio.
Benefício para Estudantes da Rede Municipal de Educação
De acordo com a Lei 11.314/21, famílias com estudantes matriculados na rede pública municipal de educação têm direito a um subsídio de R$100 mensais, como substituição da alimentação escolar, como mencionado anteriormente.
Para tanto, é necessário que este grupo acesse o sistema e solicite o benefício até 30 de novembro, para garantir o recebimento em dezembro.
Os demais públicos podem solicitar o benefício até 15 de fevereiro de 2022.
Independentemente do momento da solicitação, as famílias receberão as seis parcelas do benefício, conforme indicado na lei.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Leia ainda: Cadastro do Auxílio Brasil: Lista de beneficiários será atualizada mensalmente; saiba mais