O salário é de fato o direito trabalhista mais básico. Ele, aliás, é o que diferencia um trabalho digno de um trabalho escravo. Mas os servidores públicos do Rio de Janeiro ainda não sabem quando receberão os seus nesse mês de janeiro.
Em entrevista nesta sexta-feira (1), o Secretário da Fazenda da cidade, Pedro Paulo, disse que a situação “é muito grave”. Ele disse ainda que não tem ideia se a Prefeitura vai conseguir pagar aos funcionários até o quinto dia útil deste mês.
“Vou começar a verificar os saldos das contas da prefeitura para saber se nós teremos condições de pagar o salário dos servidores no 5º dia útil”, disse o novo secretário, que tomou posse neste dia 1 de janeiro, ao lado do Prefeito Eduardo Paes (DEM).
Além de falar sobre o salário de janeiro, o Secretário também comentou a situação do 13º salário. É que boa parte dos servidores do Rio de Janeiro ainda não receberam esse direito que deveria estar na conta deles desde o ano passado.
Sobre isso, Pedro Paulo afirmou que a situação também não é fácil. A tendência é que a Prefeitura apele para uma negociação com os servidores. Mas assim como no caso do salário, ainda não se sabe quando isso poderia acontecer.
Salário para os servidores
Não é de hoje que a situação do Rio de Janeiro está muito ruim. De acordo com a antiga gestão, o rombo existe de fato e a situação é mesmo perigosa. A Prefeitura atual também não nega que os servidores irão sofrer nas próximas semanas.
Em seu primeiro dia como prefeito, Eduardo Paes baixou 74 decretos no Diário Oficial. Desses, ao menos 44 são da Secretaria da Fazenda. Um desses atos foi a suspensão da realização de concursos públicos na cidade do Rio de Janeiro até segunda ordem.