A sede prefeitura do vilarejo de Anguillara Vêneta, na Itália, amanheceu pichada nesta sexta-feira (29) por ativistas que estão furiosos por conta de uma homenagem que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai receber. Na mensagem, os manifestantes escreveram: “Fora Bolsonaro”.
De acordo com as informações, a homenagem ao chefe do Executivo será um título de cidadão honorário de Anguillara Vêneta, pois foi lá que seu bisavô nasceu. Segundo ativistas que fazem parte do “Rise Up 4 Climate Justice”, “Levante pela Justiça Climática”, em português, “a figura de Bolsonaro representa perfeitamente o modelo capitalista, predatório, destrutivo e colonialista contra o qual lutamos”.
“Depois de saber a notícia de que a prefeita de Anguillara Veneta, da Liga Norte, concederá cidadania honorária a Bolsonaro, presidente do Brasil que visitará Pádua, como ativistas e ativistas do ‘Levante pela Justiça Climática’, não pudemos deixar de nos fazer ouvir”, escreveu o grupo.
Ainda no comunicado, o “Rise Up 4 Climate Justice” criticou o modo como Bolsonaro lidou com a pandemia da Covid-19 e também ressaltou o fato do desmatamento ter crescido no Brasil. Para eles, “Bolsonaro encarna o principal inimigo do clima e da vida”. “Vamos nos opor aos destruidores de nosso planeta aqui e em todos os lugares”, disse o grupo.
Mais descontentes
Outro comunicado demonstrando indignação sobre a homenagem ao presidente do Brasil foi feito pela Diocese de Pádua, também na Itália, que afirma que a honraria para o presidente brasileiro causa “constrangimento”.
“A concessão da cidadania honorária criou um grande constrangimento para nós. Não é possível ignorar as muitas e fortes vozes de sofrimento que cada vez mais nos alcançam”, publicou a Diocese, que ainda revela que, nos últimos meses, bispos brasileiros “estão denunciando fortemente a violência, o abuso, a exploração da religião, a devastação ambiental e ‘o agravamento de uma grave crise de saúde, econômica, ética, social e política, intensificada pela pandemia'” causadas pela gestão do presidente.
Bolsonaro chegou na Itália nesta sexta-feira (29) para participar da cúpula do G20, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Depois do evento, o presidente brasileiro deve visitar o vilarejo de Anguillara Vêneta, terra natal de Vittorio Bolzonaro. Por lá, ele deverá receber a honraria das mãos da prefeita da cidade, Alessandra Buoso, que é filiada à Liga do Norte, um partido de extrema-direita italiano.
Bolsonaro não vai à cúpula da ONU
Após a realização do G20, que acontece em Roma, na Itália, participantes do evento partirão para Glasgow, na Escócia, onde acontecerá a cúpula da sobre mudanças climáticas (COP26). Bolsonaro já avisou que não participará do evento.
Leia também: PGR vai avaliar indícios apontados pela CPI da Covid contra Bolsonaro